Após fortes chuvas, prefeito Hugo Prado decreta estado de emergência em Embu das Artes
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O prefeito Hugo Prado decretou situação de emergência nas áreas afetadas por chuvas intensas na cidade de Embu das Artes no último domingo (2). O decreto foi assinado durante a reunião com o gabinete de crise nesta segunda-feira, dia 3. O ato viabiliza a vinda de recursos para socorrer as famílias atingidas pela enchente.
As fortes chuvas que atingiram Embu das Artes causaram danos significativos à cidade, resultando em deslizamentos de terra, alagamentos e destruição de moradias.
Segundo a administração, as chuvas provocaram queda de árvores e postes, e falta de energia em algumas regiões. “Infelizmente, diversas famílias perderam suas casas, enquanto equipes de resgate atuaram incansavelmente para salvar vidas, incluindo o resgate de animais presos nos escombros. Além disso, a queda de árvores e postes comprometeu o acesso a diversas vias e afetou o fornecimento de energia em algumas regiões”, informa a nota da Prefeitura.
Ainda segundo a nota oficial da Prefeitura, pelo menos 10 famílias estão recebendo auxílio como alimentação e suporte psicossocial. E elas foram alojadas na Escola Municipal Valdelice Prass, no Pq. Pirajuçara.
“Diante deste cenário desafiador, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e demais equipes de emergência, segue trabalhando de forma ininterrupta para minimizar os impactos do desastre. Mais de 90% das ruas interditadas já foram desobstruídas, garantindo a retomada da mobilidade urbana. Além disso, as 10 famílias mais afetadas receberam atendimento imediato, incluindo abrigo na Escola Municipal Valdelice Prass, alimentação e suporte psicossocial”.
A Prefeitura reforça que todas as equipes estão empenhadas na reconstrução da cidade, atuando em múltiplas frentes para restabelecer a normalidade o mais rápido possível. Pedimos que a população mantenha cautela, evite transitar por áreas de risco e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone (11) 4785-1271.
“Neste momento de dificuldade, nossa cidade demonstra sua verdadeira força: a união. Estamos ao lado de cada morador que enfrenta essa batalha e reafirmamos nosso compromisso de não medir esforços para desobstruir ruas, minimizar impactos e, acima de tudo, dar esperança de dias melhores. Embu das Artes é uma cidade forte, e juntos superaremos essa adversidade”, conclui a nota.