Após sanção de lei estadual, Dia da Consciência Negra agora é feriado em Taboão da Serra e região
Lei foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas na última terça-feira, dia 12
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Em Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Cotia, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Vargem Grande Paulista, assim como em todas as cidades do Estado de São Paulo, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, passa a ser feriado. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou a lei que torna a data feriado estadual. A publicação saiu no Diário Oficial de quarta-feira, dia 13.
“Fica instituído, no âmbito do estado, o dia 20 de novembro de cada ano, Dia estadual da Consciência Negra como feriado estadual”, diz a lei.
Antes, o recesso nessa data era uma decisão de cada município. De autoria do deputado Teonilio Barba (PT), de São Bernardo, o projeto foi aprovado por unanimidade na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) no dia 8 de agosto.
A data é em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia e ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão.