Aposentados e pensionistas: prazo para requerer isenção de IPTU termina dia 30 de setembro em Taboão da Serra
Os pedidos para isenção devem ser protocolados no Atende até o fim deste mês
Vera Sampaio
Encerra na quinta-feira, 30 de setembro, o prazo para aposentados e pensionistas de Taboão da Serra solicitarem a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2022. Interessados que atendam aos critérios, devem se dirigir à central Atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, para protocolar o pedido.
Para solicitar a isenção do IPTU 2022 por aposentadoria ou pensão, é necessário atender alguns critérios, conforme consta no Código Tributário de Taboão da Serra (Lei Complementar 193/2009). O imóvel deverá ser único e utilizado exclusivamente como moradia familiar e a renda da família não poderá ser superior a R$2.642,70 (30 UFM). Em caso de casa, o terreno não pode exceder a 250m² e nem ter área construída superior a 125m². Já se a residência é um apartamento, o tamanho do terreno é irrelevante, mas a unidade não pode ser maior do que 72m².
Confira a relação de documentos que precisam ser apresentados no Atende
• Cópia do comprovante de aposentadoria ou pensão, expedido pelo órgão competente com data de emissão não superior a 120 dias;
• Cópia de comprovante de propriedade ou título de domínio útil ou da sua condição de possuidor a qualquer título;
• Declaração de que não possui outro imóvel no território nacional e que este é utilizado exclusivamente para fins residenciais, seu e de sua família.
• Cópia do RG e CPF;
• Para pensionistas, os herdeiros devem apresentar comprovante de renda.
O prefeito Aprígio explicou que o Código Tributário prevê a isenção do IPTU e é dever da Prefeitura orientar os moradores. “A isenção do IPTU por aposentadoria ou pensão é um benefício previsto em Lei que muitas pessoas não sabem. Às vezes até sabem, mas nunca se lembram de pedir em tempo hábil para concessão no próximo ano. Por isso, orientamos que os moradores que atendam aos critérios para isenção para irem até o Atende e protocolem o pedido. Esse é um direito de muitos e é dever da prefeitura informar os moradores sobre esse benefício”, disse.
O secretário da Fazenda, Antonio Rodrigues, destacou que após dar entrada no pedido, o processo será analisado. “Após abrir processo no Atende e entregar a documentação necessária, o processo passará por análise para comprovar que atende aos critérios para isenção do IPTU. Em caso positivo, o benefício será concedido no próximo ano. Caso contrário, o pedido de isenção será indeferido”, disse.
Para mais informações entre em contato com o Atende pelos telefones 4788-2922 e 4788-2923 ou mande e-mail para [email protected].
Serviço
Atende
Rua Elizabetta Lips, 55, Jd. Bontempo
Telefone: 4788-2922 ou 4788-2923
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
[email protected]