Aprígio anuncia medidas para aumentar segurança no ambiente escolar em Taboão da Serra
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
- Receba notícias diárias na nossa comunidade no WhatsApp
No último dia 14 o prefeito Aprígio anunciou medidas para aumentar a segurança nas 74 escolas municipais de Taboão da Serra. Além de ações efetivas na prevenção de ocorrências, foram tomadas decisões para garantir apoio psicológico para alunos e professores.
As medias foram anunciadas durante o evento intitulado “Escolas Mais Seguras” que contou com a presença de conselheiros tutelares, gestores de creches e escolas, supervisores de ensino, pais e outros interessados no assunto, além de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, GCM e Ministério Público.
O objetivo do encontro foi discutir medidas para garantir a segurança nas escolas de Taboão da Serra e dentre as ações anunciadas pelo Governo Municipal, destacam-se a oficialização da Ronda Escolar, o lançamento do aplicativo SOS Escola com botão de pânico para creches e escolas municipais, a contratação de mais GCMs e a abertura de concurso público para psicólogos.
Além disso, uma equipe multidisciplinar itinerante, composta por assistentes sociais e psicólogos, será disponibilizada para atender às demandas das escolas.Outras medidas incluem a criação de um Centro de Monitoramento Escolar no COI e uma campanha de combate às Fake News. O evento contou com a participação de diversas autoridades e lideranças.
O encontro foi uma oportunidade para promover a cultura de paz, o convívio saudável e a tolerância nas escolas, visando o bem-estar de todos. Com a união das forças de segurança e demais envolvidos no assunto, a cidade de Taboão da Serra dá um importante passo na busca por escolas mais seguras e acolhedoras para todos os alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.
O Deputado Estadual Eduardo Nóbrega participou do evento e disse que essa discussão deve acontecer em todos os municípios do Estado. Ele parabenizou o prefeito Aprígio pela iniciativa e disse que é necessário aumentar as ações protetivas aos alunos. “Foi um evento muito bom, com a participação de autoridades e especialistas em segurança, além do Ministério Público. Essa é uma ação que deve contar com o apoio de todos, inclusive dos pais e mães”, lembrou.
Os vereadores de Taboão da Serra participaram do encontro e debateram ações que devem ser implantadas para aumentar a segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. “Foi um debate muito proveitoso, a Câmara Municipal está pronta para votar qualquer projeto que atenda a segurança escolar’, disse o presidente da Casa, André Egydio.
Egydio ainda disse que essa questão de segurança nas escolas é um desafio que deve ser enfrentado em todo país. “Aqui em Taboão da Serra estamos discutindo as medidas que devem ser implantadas junto com as autoridades policiais e com os diretores escolares. De imediato já implantamos o Botão SOS e novas medidas estão sendo colocadas em práticas”.
O vereador Sandro Ayres, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra, afirmou durante o encontro que ao mesmo tempo que medidas protetivas devem ser tomadas, é necessário também que tenha um acompanhamento psicológico dos alunos. “Temos que ter esse olhar, esse cuidado, essas notícias mexem com todos nós, pais e mães, alunos, professores e todos que trabalham nas escolas”.
Quem também usou a palavra durante o encontro foi o vereador Celso Rodrigo Gallo, presidente da Comissão de Educação. Segundo ele, é necessário que toda sociedade esteja comprometida com esse desafio. “Não existe uma fórmula mágica, uma solução simples para um problema tão complexo. Precisamos estar unidos nesse momento. Nossa comissão irá convocar audiência pública para debater e pensarmos juntos em medidas que nos tragam novamente a tranquilidade que o ambiente escolar precisa”.
Palestraram durante o evento a secretária de Educação, Dirce Takano, o tenente coronel da PM, Maurício Mota, o Delegado Seccional Hélio Bressan, a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Maria Julia Kaial Cury, a então secretária executiva de segurança Eliane Gonçalves e o comandante da GCM de Taboão da Serra, Menocci.
Participaram do encontro os vereadores André Egydio, Érica Franquini, Ronaldo Onishi, Carlinhos do Leme, Enfermeiro Rodney, Celso Rodrigo Gallo, Nezito, Alex Bodinho, Joice Silva, Sandro Ayres, Luzia Aprígio, Anderson Nóbrega, além do deputado estadual Eduardo Nóbrega e diversos secretários municipais.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CMTS