Aprígio apresenta projeto que cria o agente de segurança nas escolas públicas
Projeto irá reforçar a segurança dos alunos e profissionais de ensino
O deputado estadual Aprígio, que assumiu o mandato no último dia 15 de março
O deputado estadual Aprígio (PODE) recém-empossado na Alesp, apresentou seu primeiro projeto, no último dia 20. A proposta, autorizativa, indica ao governador João Doria criar no Estado de São Paulo o Agente de Segurança nas Escolas Públicas estaduais.
Segundo sua assessoria, a proposta reforça a segurança nas escolas e irá inibir ataques às crianças e profissionais de ensino que estão vulneráveis dentro da escola. Aprígio diz que o projeto de lei não acarretará aumento de despesas, apenas reorganizará o quadro de servidores.
“A segurança é um dos principais desafios dos nossos tempos e uma das áreas de maior carência no país e no mundo. Nessa realidade, torna-se fundamental o papel do Agente de Segurança Escolar. Não podemos permitir que tragédias como a que ocorreu em Suzano aconteçam novamente. É uma medida preventiva que se faz necessário”, disse Aprígio.
No projeto do parlamentar, o Agente de Segurança Escolar terá formação e treinamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ou pelas Guardas Civis dos Municípios, podendo ser efetuado via convênio.
“Pretendemos incrementar a segurança nas escolas de ensino fundamental e médio no Estado. Os noticiários dão conta que ainda existem ameaças, como na minha cidade, em Taboão da Serra, a Polícia Civil apreendeu, nesta semana, um jovem de 16 anos acusado de planejar um ataque na Escola Estadual Reynaldo Nascimento Falleros. A prevenção sempre é o melhor remédio”, avisa Aprígio.
O projeto seguiu para análise das comissões da Alesp.