Aprígio diz que Cartão Merenda na Mesa será entregue para alunos até o fim do ano
O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio, disse nesta quinta-feira, dia 27, que o Cartão Merenda na Mesa, que beneficia mais de 28 mil alunos da rede pública, será mantido pelo menos até o final do ano. Cada estudando recebe R$ 70 e o cartão é aceito em supermercados, açougues, padarias e sacolões.
Segundo Aprígio, além de beneficiar as famílias de Taboão da Serra que passam a escolher os produtos alimentícios que mais consomem, a iniciativa também acaba fomentando a economia local. “A cada mês injetamos cerca de R$ 4 milhões no comércio do município”, afirma.
O valor destinado ao benefício é um investimento que seria feito na merenda escolar. Porém, com as aulas presenciais suspensas, os alunos recebem o cartão para manter uma alimentação saudável nas suas casas. “Nossa responsabilidade é garantir o alimento na mesa, por isso, com este cartão as famílias poderão ir ao mercado, açougue, padaria entre outros estabelecimentos”, disse.
Nesta quinta-feira, o Comitê de Combate à Covid, formado por representantes das principais secretarias municipais decidiu, com o aval de Aprígio, que as aulas presenciais não irão retomar no dia 1º de junho, como previa o Plano de Retomada do ensino municipal, principalmente pelo risco da 3ª onda da pandemia que preocupa especialistas.
Sobre a extensão do benefício do cartão merenda, o secretário de governo, Mário de Freitas, disse que essa foi uma decisão do prefeito Aprígio. “Durante a pandemia estamos buscando auxiliares as famílias de Taboão da Serra que estão em vulnerabilidade social, o cartão entregue para as famílias comprarem seus alimentos é uma delas”.
Já sobre a continuidade das aulas de forma remota, Freitas disse que “a prioridade é a segurança dos alunos, professores e todos os servidores municipais. Com a decisão de manter os alunos estudando em casa, a extensão do benefício foi mantida pelo menos até o final do ano.
Segundo a prefeitura, na gestão passada os alunos eram contemplados com um kit alimentação, mas para o prefeito Aprígio, o cartão é melhor para as famílias que podem escolher itens de alimentação que mais consomem. O benefício oferece para cada estudante um cartão magnético, da bandeira Verocard, exclusivo para compra de gêneros alimentícios.
De acordo com a Secretária de Educação, Dirce Takano, os cartões foram entregues nas unidades escolares. “Não há como pensar em educação sem pensar na segurança nutricional de cada estudante, porque a vida depende do direito básico em primeiro lugar”.