Aprígio diz que funcionalismo de Taboão da Serra terá reajuste em maio
O prefeito Aprígio disse durante coletiva com a imprensa de Taboão da Serra na tarde desta segunda-feira, dia 21, que o funcionalismo terá um reajuste em maio. Ele não revelou o porcentual de aumento, mas a expectativa é que fique em pouco mais de 10%, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, na qual a lei municipal se baseia.
Segundo Aprígio, sua administração pretende equiparar, ainda neste ano, os rendimentos dos servidores que ganham menos de um salário-mínimo mensal, que hoje é de R$ 1.212. “Tem muitos funcionários [nessa situação]. Eu acho um absurdo, ainda tem gente que ganha menos do que um salário-mínimo”.
Aprígio reforçou que no ano passado a prefeitura não reajustou os salários devido a uma lei federal que impedia gastos com o funcionalismo durante o combate a pandemia. “Não pude dar o aumento no ano passado, foi a primeira vez que eu passei por isso [contando com sua experiência como empresário]”.
Um dispositivo na lei prevê também um gatilho salarial e os salários dos servidores serão reajustados a cada 1º de maio de acordo com a variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Sobre um aumento real nos salários, Aprígio disse que o prefeito tem que se manter na lei. “Se os governos passados, todos eles tivessem cumprido a lei, os servidores hoje estaria com o salário alto. Mas como não receberam, o salário caiu 70, 80%. Quem não cumpriu a lei lá atrás é que ficou devendo para eles”.
Assista na íntegra a entrevista