Aprígio e Engenheiro Daniel iniciam transição de governo em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Da redação do Portal O Taboanense em parceria com Mateus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio (Podemos), iniciou nesta segunda-feira (11/11) o processo de transição de governo na cidade da Grande São Paulo. No próximo dia 1º de janeiro de 2025, Engenheiro Daniel (União Brasil), assumirá o mais alto cargo do Executivo.
Engenheiro Daniel foi eleito após receber mais de 85 mil votos. Com 100% das urnas apuradas, Engenheiro Daniel cravou 89.386 votos o que representou 66,27% dos votos válidos. Aprígio obteve 45.492 votos, o que representou 33,73% dos votos válidos.
Em uma foto publicada ao lado de Engenheiro Daniel, o prefeito Aprígio ressaltou que o processo de transição é um ato de respeito aos taboanenses.
“Recebi em meu gabinete o prefeito eleito, Engenheiro Daniel, para darmos início à transição de governo em Taboão da Serra. Com esse processo, queremos garantir que a nova gestão comece seu trabalho com todas as informações e o suporte necessários para atender nossa população com eficiência e transparência”.
O prefeito completou e disse: “trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Acredito que uma transição bem-feita é uma demonstração de respeito a todos os taboanenses. Sigo firme no meu propósito de fazer com que Taboão continue avançando. Esta foi a cidade que me acolheu, onde formei minha família e criei minhas filhas, e é aqui que viverei até os últimos dias da minha vida, ao lado dos meus netos. Minha principal vocação é amar Taboão”, finalizou.
Equipe de transição
O prefeito eleito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, nomeou na última quarta-feira, dia 7, sua equipe de transição que será composta por Adelço Buhrer Junior, homem de confiança, que coordenará os trabalhos, além de Paulo Silas Alvarenga de Melo, Dr. Joel de Matos Pereira e Eduardo Cristiano Rijo Pinto.
Segundo apurou o Portal O Taboanense, os trabalhos da equipe de transição começam nesta semana e os primeiros pedidos que serão feitos pela equipe de Engenheiro Daniel serão referentes a contratos vigentes, principalmente na saúde e educação, que são de fornecimento contínuo, além de informações sobre funcionários e cargos ocupados.
O decreto nomeando oficialmente as equipes de transição ainda não foram publicadas no Diário Oficial. A última edição do DO foi publicada no dia 1º deste mês e até hoje (dia 11, meio dia) não havia outra edição disponível no site da Prefeitura de Taboão da Serra.
Já Aprígio nomeou Wagner Eckstein Júnior como coordenador da transição por parte do governo. Além do secretário de administração, farão parte dos trabalhos Michelle Uchoa Schwartz (secretária de Gestão de Pessoas), Walter Tanoue Hasegawa Junior (atual controlador-geral do município), Laércio Calmon dos Santos (da secretaria de Finanças) e Valdir Torquato Carneiro (da secretaria de Administração).
A prefeitura de Taboão da Serra deverá publicar nos próximos dias o decreto para o início dos trabalhos de transição de governo. Segundo o documento serão ressaltados “os valores democráticos e republicanos em unir objetivos para uma transferência pacífica de gestão para o novo governo municipal”.
Segundo apurou o Portal, “a Equipe de Transição de Mandato terá acesso às informações relativas às contas públicas, inventário de bens, programas e projetos da Administração Municipal, convênios e contratos administrativos, bem como ao funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município e a relação de cargos, empregos e funções públicas, dentre outras informações”.
Além disso, importante ressaltar que a equipe de transição será recebida pelo atual governo, fornecendo informações sobre a real situação financeira de Taboão da Serra, uma vez que a “transição democrática de governo é o processo que objetiva propiciar condições para que o candidato eleito possa receber de seu antecessor dados e informações necessários à implementação de seu programa de governo, inteirando-se do funcionamento de órgãos e entidades que compõem a Administração local”.
Segundo informações extra-oficiais, a prefeitura de Taboão da Serra, sob gestão de Aprígio, deve cerca de R$ 200 milhões para fornecedores. Desde abril não realiza o pagamento para a Viação Pirajuçara para o programa Tarifa Zero, totalizando mais de R$ 17 milhões de dívida com a empresa.
Atentado ao atual prefeito
A eleição deste ano em Taboão da Serra foi marcada por um episódio histórico. No dia 18 de outubro, o carro onde o prefeito Aprígio estava foi alvo de tiros.
No dia 22, ele foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um quarto no Hospital Israelita Albert Einstein. No sábado (26/10), Aprígio teve alta do hospital.
Ao menos cinco tiros foram disparados contra o carro onde Aprígio estava. Em entrevista à Gazeta na ocasião, o delegado responsável pela Seccional de Taboão da Serra, Hélio Bressan, reforçou que os tiros tinham características de ter saído de um fuzil.
O caso é investigado e a Polícia Civil, que ainda desconhece o motivo do ataque.