Aproveite as férias para equilibrar a alimentação e proteger seus dentes
Ronaldo Dias
Olá meus amigos leitores do Portal O Taboanense, neste clima de festas, Natal e Réveillon que se aproxima, quero chamar a atenção para um fator importante. Você sabia que o que você come influencia na saúde direta de seus dentes? E o melhor, que tal aproveitar as férias, o mês de Janeiro que sempre é mais tranquilo, para tentar melhorar os hábitos alimentares?
Esse nosso texto, foi preparado para que sirva de incentivo a você, que talvez faça aquelas famosas promessas de fim de ano, mas que não teve a coragem necessária para cumprir ao longo do ano novo… mas desta vez, pode ser diferente, e pode acreditar, seus dentes agradecem…
Algumas pessoas possuem dentes fortes e resistentes e quase nunca tiveram problemas com dentes ou gengiva e elas sempre se manterem saudáveis. E isso pode estar diretamente interligado a uma alimentação equilibrada.
Quando mantemos uma alimentação saudável, os nutrientes e minerais balanceados chegarão ao organismo e irá distribuir aos tecidos da gengiva e um grande benefício aos dentes, mantendo-os saudáveis. Tanto é o benefício que não só irá proporcionar benefícios como também se tornarem mais resistentes a infecções que pode levar a gengivite.
As diferenças entre os alimentos
Quando mantemos uma alimentação baseada em produtos fibrosos como verduras e frutas, tende a limpar os dentes e tecidos gengivais. Inclusive os indígenas têm o costume de comer fruta porosa (como maçã por exemplo) ou prevenindo os dentes após se alimentarem, usando gravetos mastigáveis feitos de raízes, caules e galhos de árvores e arbustos locais.
Já em contrapartida, alimentos moles e viscosos tendem a ficar nos dentes e nas gengivas. E que pode acarretar até mais placas bacterianas.
Guloseimas fora de hora
As guloseimas são seu maior inimigo, as vezes até fazemos uma higienização correta após as refeições, mas na parte da tarde no trabalho quando beliscamos docinhos ou tomamos café, dificilmente alguém sai correndo e vai escovar os dentes, no máximo mascam uma goma de mascar ou balinha de menta e aí que mora o perigo.
Os doces e amidos que estão presentes em uma infinita variedade de produtos como bolachas, doces, frutas secas, refrigerantes ou salgadinhos, após a ingestão, a própria boca produz substâncias ácidas que irão atacar o esmalte do dente e que irá formar as cáries.
O tempo após consumir esses alimentos ou bebidas fora de hora, irão produzir os ácidos juntamente com as bactérias existentes nas placas e por incrível que pareça pelos estudos realizados, em apenas 20 minutos já se inicia o processo.
Para diminuir os danos ao esmalte dos dentes, limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E caso você venha beliscar algo entre as refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas. Ou deixe na bolsa ou no banheiro do trabalho um enxaguante bucal.
E as dicas para manter e não interferir sua alimentação e sua saúde bucal são:
-Veja se seria possível manter sempre contigo um enxaguante bucal caso se alimente fora de hora e não está em casa.
-Limite os beliscos e lanchinhos entre as refeições, pois dificilmente após ingeridos você irá correndo no banheiro escovar os dentes.
-Além das escovações após as principais refeições, use o fio dental antes de dormir.
-E sempre visite seu dentista!
Um Feliz Natal e um 2020 cheio de paz, e muita saúde para você e seus dentes!
Dr. Ronaldo Dias é diretor da NOP ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA e escreve regularmente para o Portal O Taboanense.
Endereço: Estrada Kizaemon Takeuti, 672 – Jardim Clementino – Taboão da Serra –SP
Telefone: 11 4137-7672 / 4137-9988 – www.nopodonto.com.br