Armando Andrade conta a história do Cemur
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Logo após Taboão da Serra ter conquistado sua autonomia político-administrativa em 1960, já era sentida a falta de um local para realizar eventos escolares, culturais, artísticos e recreativos.
Corria o ano de 1978, quando num baile beneficente promovido pelo nosso Departamento de Promoções Humanas em benefício das obras sociais daquele órgão, à época dirigido por minha esposa Barbara Perri Andrade, realizado no salão de festas do extinto clube Solar de Amigos, na divisa de São Paulo com a nossa cidade, eu, então prefeito, usando do microfone para agradecer o apoio de todos os que lotavam aquele local, depois de ressaltar as enormes dificuldades de nossa população, de encontrar um local adequado para realizar eventos importantes, com muita confiança no trabalho desenvolvido pela minha equipe de técnicos, tomei coragem e traduzindo as aspirações dos taboanenses anunciei que aquela festa e tantas outras manifestações públicas, não seriam mais realizadas fora do município. Assumia naquele momento, publicamente, o compromisso de que no ano seguinte essa falta de local apropriado estaria corrigida.
Foto: Arquivo pessoal | Armando Andrade
Sem descuidar de outras importantes obras que desenvolvíamos nas áreas de educação, pavimentação, iluminação pública, rede coletora de esgoto e canalização de córregos, começava a corrida contra o tempo para cumprir o que eu havia prometido. Após desapropriar a área necessária para a realização da obra, veio a concorrência pública, os projetos da nossa engenharia, a reserva dos recursos, a contratação da construtora, a instalação do canteiro de obras, a terraplanagem e propriamente a construção, em apenas seis meses.
Foi assim que no dia 23 de novembro de 1979, era inaugurado o CEMUR – Centro Municipal de Recreação e Cultura, imponente prédio que a Prefeitura construíria em tempo recorde, na Praça 31 de Março, hoje denominada Nicola Vivilechio, em homenagem ao primeiro prefeito do município, que governou Taboão da Serra de 1960 até janeiro de 1964, apresentando o inesquecível Baile da Saudade com Francisco Petrônio, bailarinos e grande orquestra, um sucesso nacional daquele tempo.
Foto: Arquivo pessoal | Armando Andrade
A partir daí, Taboão da Serra passava a ter o seu próprio espaço para a realização de manifestações culturais como teatros, palestras, exposições, posse oficial das nossas autoridades, encontros regionais voltados para os interesses da comunidade e recreativos, colação de grau e bailes de formatura das escolas locais, noites beneficentes e todo o tipo de atividade que exige local amplo e com instalações adequadas.
O CEMUR, que a partir de 1990 teve acrescentado em sua denominação o nome do consagrado poeta brasileiro Carlos Drumond de Andrade, por iniciativa do então vereador Antonio Carlos Fenólio, tendo espaço para abrigar confortavelmente mil pessoas sentadas, possui uma completa infra-estrutura que possibilita a realização das mais diversas atividades. É dotado de camarins, palco para teatro e shows, estúdio de som e de projeção e também um serviço de renovação de ar para proteger seus usuários de altas temperaturas, principalmente nas estações mais quentes, equipamento que, a bem da verdade, com o passar do tempo já deveria ter sido substituído por um moderno sistema de ar condicionado, pois não comporta mais cumprir suas funções devido ao seu tempo de uso e a precária manutenção recebida.
Foto: Arquivo pessoal | Armando Andrade
Acreditar no poderoso potencial de Taboão da Serra foi o que me ajudou, em muito, a construção de um dos nossos mais importantes equipamentos públicos, hoje um cartão de visita da cidade, transformado no principal palco de memoráveis acontecimentos, marcando a passagem de consagrados personagens como Sergio Rabello, Ary Toledo, Plínio Marcos, Maestro Zaccharo, Francisco Petrônio, Silvio Brito, Sergio Reis, Jerry Adriani, Orquestra de Silvio Mazzuca e tantos outros. Ao longo de todo esse tempo não faltaram realizações como importantes salões de artes, exposições, festivais estudantis de musica e de teatro e apresentação de grupos de artistas da própria cidade.
Foto: Arquivo pessoal | Armando Andrade
Foto: Arquivo pessoal | Armando Andrade
A foto mostra Elmo Fagundes o primeiro farmacêutico que organizou a Farmácia Popular da minha primeira gestão que atendia a população carente entre 1977/1983.
Boletim informativo Semanal do Rotary Club de Taboão da Serra
Reuniões as terças feiras, às 20h, na Churrascaria Búfalo Branco, Av. Prof. Francisco Morato, 2.802
– O almoço de Natal, oferecido anualmente aos internos da Casa dos Velhinhos pelo Rotary Club de Taboão da Serra, foi realizado no próximo dia 10 de dezembro. Rotarianos e familiares lá estarão para conversar, entregar presentes e almoçar com todos. Como sempre tivemos um dia inesquecível!
– A festiva de Natal do Rotary Taboão será no próximo dia 13/12, a partir das 20h. Esse é o dia especial para que todos os rotarianos se confraternizem visando ter o novo ano que se avisinha como o melhor de todos que já passamos.
Mensagem do Diretor de Rotary International:
Prezados Companheiros Rotarianos do Distrito 4610
Novembro foi o mês que dedicamos todas as nossas atenções e realizações à maior obra rotária que Arch Klump idealizou em 1917, e hoje é a própria razão da nossa missão – “A busca da Compreensão e da Paz Mundial”.
Durante muitos anos a Fundação existiu, mas a grande maioria dos rotarianos não se apercebia que esta ferramenta poderia se transformar em excepcional instrumento para prestarmos serviços à humanidade.
José Antonio Figueiredo Antiório
Paralelamente no Brasil, acontece algo semelhante com a criação da “Associação Brasileira da The Rotary Foundation”, que está sendo reconhecida após alguns anos de sua criação como “o instrumento” mais adequado para captarmos recursos e realizarmos projetos, sem que haja necessidade de grandes investimentos dos rotarianos.
Se imaginarmos que no mundo globalizado as dificuldades em captar recursos será cada vez maior, a ABTRF, foi o “Ovo de Colombo”- e nos tornaremos modelo para outros países e regiões geográficas em que Rotary está inserido. Raciocinando, a maioria dos projetos que temos realizado junto às nossas comunidades acontece graças à presença da Fundação. O maior de todos foi a erradicação da Pólio em todo o mundo, doença que combatemos há aproximadamente 26 anos, e que apresentava 800.000 casos. Hoje estamos próximos da sua erradicação, graças aos esforços dos rotarianos e das parcerias junto à Organização Mundial da Saúde e à Fundação Bill e Melinda Gates, que aportou trezentos e cinquenta e cinco milhões de dólares com a nossa contrapartida de duzentos milhões de dólares.
Nossos projetos ainda poderiam se reportar às Bolsas Educacionais; Intercâmbios de Grupos de Estudos (IGE); cuidados com a saúde materno infantil, reduzindo a mortalidade na faixa etária de zero a cinco anos ; o Fomento da Paz; Prevenção e Solução de Conflitos; os Investimentos no Saneamento Básico e na preservação dos Recursos Hídricos; no socorro às vítimas de desastres; no desenvolvimento econômico e cívico, pelo incentivo às cooperativas de micro crédito, melhorando às condições de vida de milhares de pessoas; na alfabetização de crianças, jovens e adultos; na busca de Empresas Cidadãs , conscientizando os Empresários à Responsabilidade Social.
Caros Rotarianos, por essas razões é que precisamos de mais braços e recursos para conseguir a diminuição do sofrimento na humanidade.
José Antonio Figueiredo Antiório
R. Não, isso não é verdade, mas é bom ficarmos de olho.
2 – Meu, quantas lembranças boas me vieram agora lembrar da minha infância, quantas paqueras, passeios, levar minha irma nos fins de semana, até minha filha pode conhecer este lugar lugar da minha infância. Pena que acabado mas na esperança que alguém venha a fazer algo pelo nosso Parque. Boas lembraças Saudadesssssssss!!!!!
Valmir Bittancourt – Federação SSA BA
R – É sempre bom ter recordações agradáveis da infância. Se eu pude colaborar fico feliz.
3 –Sr. Armando lembro quando o senhor era prefeito, todas as quartas feiras o senhor andava de jipe em toda a cidade para acompanhar todas as obras e ouvir algumas reclamações. Muito bom aquele tempo. Quanto ao Parque é lamentavel. Abraços.
Aureo – Jardim Maria Rosa
R – Puxa, você tem boa memória! Era essa vistoria semanal que sempre nos aproximava da população e também dos trabalhadores da Prefeitura.
4 – Muito emocionante ver a foto dos pedalinhos, andei neles quando era criança, levo até hoje meus filhos lá e sinto pena do abandono que o local ficou por falta de investimentos das diversas administrações
Jander – Pazzine
R – Que sabe teremos boas novidades após as eleições.
5 – Muito bonita a história do parque, sei que era outra época, mas as pessoas se importavam com esse local, agora parece que o Evilásio acha o zoo e o Parque um estorvo para a administração dele. Só quero lembrar que o Parque das Hortênsias está aí há mais tempo que o Evilásio e vai continuar depois que ele for embora. O local é um patrimônio da cidade e deveria ser tratado de tal forma
Anna Fellicio – Jd. América.
R – Um patrimônio que, se Deus quizer, vai durar prá sempre.
6 – As fotos muito me alegram, mas o que me entristece é ter que sair do Taboão e ir até o Embu, no Parque do Riso, porque o prefeito da minha cidade simplestente abandonou o nosso Parque das Hortencias, um lugar onde o meu filho poderia visitar, brincar escutando estorias da minha infância. Saber que também brincava ali, assitia os shows que eram feitos para as crianças, as pedras enormes pintadas de elefantes, etc. Era muito bom, chipanzé, bichos bem cuidados, os pedalinhos, enquanto hoje, nem a catraca mal vira de tão enferrujada que está. Uma grande perda para Taboão da Serra e seus moradores.
Kelly Cristina – Parque Pinheiros.
R – Temos que encontrar um candidato que se comprometa em modernizar o Parque das Hortênsias e todas as grandes obras, que por falta de conservação estão de deteriorando.
7 – Recordo-me que em 1982, aos 8 anos de idade morava na cidade de São Paulo e meu colégio fez uma excursão ao Parque. Haviam quiosques , pedalinhos e a ponte sobre o lago. Era um local fascinante. Hoje sou morador da cidade e analisando bem , vejo que escolhemos muito mal os governantes sucessores do Dr Armando. Precisamos de governantes ousados, visando o progresso e a modernidade da cidade e não esses que estão ai que visam a corrupção e mediocridade.
Ulisses – Pq Pinheiros
R – As próximas eleições estão chegando, será a hora certa para pensarmos nisso.
8 – O Parque das Hortênsias é hoje um simbolo verdadeiro do começo da transformação de nossa cidade, de província de São Paulo, para uma das cidades que mais evoluiram na Grande São Paulo. E saber que eu na minha mais ignorante utopia, era um dos maiores criticos do Parque das Hortênsias. hoje me curvo ao imenso senso do progresso que nutria a vossa administração, na verdade um administrador que como o prefeito Buscarini enchergaram Taboão da Serrra com uma visão de futuro. Pena que logo após o segundo governo Buscarini Taboão da Serra conheceu o retrocesso administrativo com o governo Fernandes, uma desgraça que assolou Taboão da Serra, mas Deus é providente e logo em seguida colocou Taboão da Serra novamente nos trilhos, com o governo Evilásio. Armando o tempo é verdadeiro ssenhor da razão, demorou mais a história lhe fez jusitça.
Claudemir Alves – Pque Jacarandá
R – Parabéns! Sempre é bom ter coragem para reformular nossos próprios conceitos.
09 – Amigos internautas: ao ex e sempre prefeito desta cidade, que volte como nosso prefeito novamente no ano que vem, terá meu voto e de minha família. Foi na sua gestão que foram construidos os aparelhos públicos que temos em nosso município, o Cemur, o Estádio de Futebol, o Ginásio de Esportes, o Parque das Hortências, as primeiras UBS, Pronto Socorro, e muito mais. Volte como candidato a prefeito e tenho certeza que será eleito com a maioria dos votos da nossa cidade. é um pedido de quem tem amor por esta cidade e quer ver novamente o progresso e a ordem sendo o ponto de honra na politica e na sociedade. Parabéns Armando, conte comigo sempre. Armando Prefeito em 2012. Acorda Taboão.
Fabiano Castelari – Jardim América
R – As conjunturas do próximo ano irão decidir o futuro de Taboão.
Dr. Armando Andrade é advogado e Consultor de empresas. Foi Vereador (1973/77), Presidente da Câmara (1975/1977) e Prefeito por duas vezes (1977/1982 e 1989/1992). Para falar com o autor: diretamente pelo blog ou pelo e-mail [email protected].