Armando Andrade escreve sobre a história de Taboão da Serra

Nos dez anos que governei Taboão da Serra – de 1977 à 1982 e de 1989 a 1992 – tive a felicidade e o orgulho de poder criar importantes equipamentos públicos que até hoje são utilizados permanentemente pelo nosso povo, dando-lhe mais conforto, cultura, lazer e emprego, ou oportunidade de crescer como empresário.
Ao criar o ensino municipal em 1978, com escolas infantis e curso profissionalizante em nível de segundo grau, tinha a certeza que nossas crianças e jovens passariam a poder contar com um futuro melhor, o que hoje podemos constatar e se orgulhar.
O asfalto implantado da divisa com a Capital, cortando a cidade até o vizinho município de Embu foi um fator importante em todo esse crescimento, pois centenas de bairros, passaram a ter melhores condições de acesso e de vida.
O CEMUR – Centro Municipal de Recreação e Cultura Carlos Drumond de Andrade, onde jovens e velhos passaram a ter contato com o teatro, com exposições de artes, com bailes inesquecíveis e com a chance da realização de suas colações de grau, representa hoje um marco importante no nosso crescimento.
Foto: Arquivo do Portal O Taboanense

Praça 31 de Março (hoje Nicola Vivilechio), no centro da foto é possível ver o terreno onde seria construído o Cemur pelo então prefeito Armando Andrade
O ginásio de esportes, o estádio de futebol e os centros de convivência que consegui construir dão chance a todos de participarem de grandes acontecimentos esportivos.
O Pronto Socorro Municipal (o chamado da antena), a maternidade, os pronto atendimentos e as unidades de saúde criaram a tranqüilidade que a família taboanense tanto precisava.
O Parque das Hortênsias e zoológico, uma das poucas áreas verdes preservadas da nossa região é um marco incontestável de um trabalho realizado com muito amor e carinho, nutridos ao longo do tempo.
Hoje, graças a tudo isso, com a segurança que nos dá a Guarda Municipal, que criamos, e com o orgulho de ter sido útil à grande família taboanense posso dizer sem medo de errar: Conseguimos transformar em realidade, o sonho de melhorar a qualidade de vida da família taboanense!.

Anote alguns acontecimentos importantes ocorridos nos primeiros anos de nossa cidade:
Junta de alistamento militar
Em 11 de novembro de 1961 era instalada em Taboão da Serra a Junta de Alistamento Militar. O ato foi realizado na sede da Prefeitura sob a presidência do 1º Tenente Jarbas Pires Valente, chefe da 2ª Divisão Regional Militar de São Roque, a qual ficou subordinada a Junta Militar de Taboão da Serra.
Na ocasião, o Prefeito Nicola Vivilechio assumiu a presidência da Junta Militar e o seu secretário, Levy de Souza e Silva a secretaria do novo órgão. A junta Militar teve como sua primeira sede, parte do prédio da Rua Dr. Getúlio Vargas, 132.
Bancos
Os primeiros bancos a chegarem em Taboão da Serra foram:
Banco da Bahia, em 05 de maio de 1962. Seu primeiro Gerente foi Milton Leite, vindo da agência do bairro de Pinheiros, em São Paulo. A agência se localizava na Rua Getúlio Vargas esquina da João Santucci. Posteriormente o Banco foi comprado pelo BRADESCO, que acabou mudando para sede própria, na Rua do Tesouro esquina da Filinto Miller.
Banco Mercantil e Industrial de São Paulo, em 15 de setembro de 1962. O primeiro gerente foi Basílio Vilani. Seu endereço era Rua Getúlio Vargas, 14. Posteriormente, já como Banco Bamerindus mudou-se para sede própria na Rodovia Regis Bittencourt, esquina da Rua Santa Luzia. Há poucos anos foi absorvido pelo grupo estrangeiro do HSBC.
Caixa Econômica Federal, em 23 de maio de 1964, tendo sua primeira sede na Rua do Carmo, 09, depois na José Soares de Azevedo e hoje esta em sede própria na Rua do Tesouro.
Banco Alfomares, com sede provisória na Rua Getúlio Vargas. No início de 1965 a agência se transferiu para prédio próprio na esquina das ruas José Soares de Azevedo, Carmo. Tempos depois foi comprado pelo Banco do Estado do Paraná, que depois passou a pertencer ao Banco Itaú.
Incrível! A delegacia de Polícia recebeu ordem de despejo
Parece mentira, mas em fevereiro de 1967 a justiça decretou o despejo da Delegacia de Policia de Taboão da Serra que ocupava prédio na Rua Santa Luzia, quase esquina de João Santucci. Dias antes, as instalações da delegacia haviam sido condenadas pela Corregedoria da Justiça, por não cumprirem os mínimos requisitos exigidos pelas leis carcerárias e acabou mudando às pressas para uma casa, na mesma rua, ao lado do Córrego Poá.
Foi nessa situação que o Bacharel Delegado Antonio Manino Junior assumiu aquela delegacia e imediatamente iniciou luta pela construção de prédio próprio.
Para a construção, a Prefeitura doou um terreno de perto de mil metros, na Rua Jovina Carvalho Dáu, onde, depois de alguns anos saiu a construção feita pelo Estado e continua até hoje no mesmo local, sendo a única Delegacia existente na cidade.
Loteamento do Jardim Monte Alegre
No ano de 1959, Matilde de Aguiar de Andrade, antiga proprietária do Banco da Bahia, investiu na cidade construindo o loteamento do Jardim Monte Alegre, localizado entre o Parque Monte Alegre e Parque Assunção.
Seu registro ainda foi feito no 10º Cartório de Registro de Imóveis da Capital porque naquela época ainda não havia sido instalada a Comarca de Itapecerica da Serra. Está entre os 10 primeiros loteamentos implantado em nosso território.
Ambulância
Em 15/03/1969 era inaugurado o primeiro Posto de Assistência Municipal (Posto avançado de ambulância), com a entrega de uma ambulância ao povo do Pirajuçara, nas proximidades do Jardim Roberto, para ser manteida em regime de plantão dia e noite.

Boletim informativo Semanal do Rotary Club de Taboão da Serra.
Reuniões as terças feiras, às 20h, no Buffet Estrela Dourada, Av. Pirajussara 5151
Como tornar-se rotariano. . .
Uma dos principais diferenciais entre Rotary e outras organizações é o processo de afiliação por convite. Para ingressar na entidade é necessário receber convite de um Rotary Club.
Os sócios são vitais ao funcionamento dos clubes cujo objetivo prioritário é expandir continuamente o quadro social, recrutando indivíduos comprometidos, experientes e interessados em desenvolver projetos humanitários e de prestação de serviços à comunidade. Rotarianos em potencial devem:
• exercer profissão útil e idônea, ou ser proprietário, associado, diretor ou gerente de qualquer negócio, desempenhar funções executivas ou ter se aposentado de tais funções e atividades
• ter disponibilidade para comparecer a reuniões semanais e participar de projetos comunitários
• morar ou trabalhar na mesma localidade ou arredores do clube
Processo de admissão. . .
Em geral, associados potenciais são convidados a assistir uma ou mais reuniões para familiarizar-se com o Rotary. Posteriormente, seus nomes são encaminhados à comissão do quadro social do clube e convidados a participar.
Cadeiras de rodas. . .
O Banco de Cadeira de Rodas, mantido pelo Rotary Club de Taboão da Serra tem prestado importante serviço à comunidade. Neste último mês três cadeiras foram entregues, sem nenhum custo para os beneficiados. Aliás, vale registrar que a experiência do Rotary nessa área vem desde 1919, quando rotarianos criaram sociedade para crianças deficientes na cidade de Ohio.
Se você conhece alguém que esteja precisando de uma cadeira de rodas entre em contato com o Presidente do clube, Marco Antonio Rubens, pelo telefone 4701-5296 ou use meu E mail.
Associação. . .
O rotariano Antonio De Marco Neto informou a todos os companheiros de clube, que seu filho Marcelo, paraplégico de nascença, assumiu o cargo de Presidente da A.P.T.S. – Associação Paradesportiva de Taboão da Serra, uma entidade que promove a inclusão social do portador de deficiência, através da prática de esportes. A sede da entidade passou a funcionar na Rua Cesário Dáu, esquina da Elpidio José de Oliveira.
Dr. Armando Andrade é advogado e Consultor de empresas. Foi vereador (1973/77), Presidente da Câmata (1975/1977), Prefeito por duas vezes (1977/1982 e 1989/1992). Para falar com o autor diretamento com blog, escreva para [email protected]
