Artistas lançam campanha para arrecadar fundos para comprar o Espaço Clariô de Teatro em Taboão da Serra
Grupo Clariô de Teatro lança nesta sexta-feira, a campanha #SALVECLARIÔ#
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Grupo Clariô de Teatro lança nesta sexta-feira, dia 7, uma campanha #SALVECLARIÔ#, com o objetivo arrecadar fundos para comprar o Espaço Clariô de Teatro, que fica na rua Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia, na divisa de Taboão com São Paulo, Para adquiri o espaço, eles precisam arrecadar R$ 700 mil.
A atriz e integrante do Grupo Clariô, Martinha Soares, conta um pouco da história do teatro. “O Espaço Clariô de Teatro é a sede do Grupo Clariô, um coletivo de teatro periférico, resistente que busca através da cena e da troca com outros coletivos, discutir a arte produzida pela periferia, Na periferia e para a periferia. É um grupo marcado pela teimosia, que há quase vinte anos segue com o objetivo de produzir e pensar o teatro nas bordas da metrópole. O Espaço Clariô foi fundado em 2005 por Naruna Costa, Naloana Lima, Alexandre Souza e pelo nosso saudoso diretor Mario Pazini Jr., que nos deixou em 2014”.
O imóvel onde esta localizado o Espaço Clariô pertence a donaTerezinha Henrique Pazini, mãe do antigo diretor. “Em 2022, a proprietária manifestou a necessidade de vender a propriedade e iniciamos as negociações, mas agora não tem mais como esperar, teremos que comprar”, explica Martinha.
Com a chegada do metrô e a especulação imobiliária, a região ficou hipervalorizada, mesmo sendo uma região que ainda sofre com as inúmeras enchentes, a última e uma das mais severas ocorreu em 2020, os integrantes do Grupo Clariô tem interesse em comprar o teatro.
“O Espaço Clariô, tem um comprometimento social, é um ponto de apoio a comunidade, que em épocas de enchente ou mesmo durante a pandemia da Covid 19, conseguiu arrecadar mantimentos e materiais para os moradores. Em outros momentos, a comunidade pode oferecer e vender seus produtos durante os eventos realizados no Espaço, conseguindo assim aumentar a renda familiar”, relata a atriz.
Martinha fala da importância do teatro para a cidade de Taboão da Serra e região, “Espaço Clariô realiza um trabalho fundamental na cidade há quase 20 anos, oferecendo uma programação cultural de alta qualidade e de forma gratuita. São inúmeras peças, mostras, saraus, shows, oficinas culturais, grupos que não tem espaços para ensaiar e que encontram no Espaço Clariô, um local para o aperfeiçoamento de seus trabalhos bem como para apresentações”
O grupo Grupo Clariô é reconhecido pelo seu trabalho artístico levando o nome de Taboão da Serra para fora do município. Em 2014 o reconhecimento foi tamanho, que o Grupo ganhou o prêmio Governador do Estado de São Paulo/2013 na categoria: Inclusão Cultural (em função dos projetos: Mostra de Teatro do Gueto, Quintasoito e a ocupação Sarau do Binho), além da premiação por seus espetáculos Hospital da Gente (2008) Urubu Como Carniça e Voa! Em seu último Espetáculo Boi Mansinho e Santa Cruz do Deserto, recebeu o Prêmio APCA 2023 melhor dramaturgia e o premio Shell de melhor direção musical.
“Embora tenhamos relevância e muita visibilidade, sobrevivemos de pequenos editais e da venda de espetáculos, não temos condições de arrecadar sozinhos a verba necessária para compra, portanto a iniciativa de abrir uma campanha no site vakinha on-line é justamente para que juntos consigamos chegar no valor solicitado que é de R$700.000,00”, esclarece a artista.
Para isso o Grupo Clariô conta com o apoio de todos. “Temos muita confiança na força coletiva e esperamos conseguir arrecadar o valor necessário para compra do nosso espaço. Reforço aqui o convite para o lançamento da Campanha #SALVECLARIÔ# nessa sexta-feira, dia 7, às no Espaço Clariô”, convida Martinha.
Serviço
Lançamento da campanha #SALVECLARIÔ#
Quando: Sexta-feira, dia 7 de junho, às 19h
Onde: Espaço Clariô (Grupo Clariô de Teatro). Rua Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia, Taboão da Serra