Assistência Social de Taboão da Serra reúne Comitê para Erradicação do Trabalho Infantil
Em pauta esteve o desenvolvimento de ações e estratégias para jovens maiores de 14 anos a serem inseridos no mercado de trabalho
Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil se reuniu na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em 23/02
Vera Sampaio
A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas famílias tivessem a renda reduzida ou zerada. Os adolescentes maiores de 14 anos que já tinham dificuldade de serem contratados como jovens aprendizes viram a oportunidade do primeiro emprego ficar ainda mais distante. Para auxiliar estas famílias, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra realizou, em 23/02, a primeira reunião do Comitê Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (COMETI).
À ocasião, foram discutidas ações para o desenvolvimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), coordenado pela assistente social Izabel Damasceno. No encontro, foram levantadas diversas pautas como trabalho doméstico infantil, trabalho informal nas ruas e faróis, além da falta de oportunidades para adolescentes.
De acordo com o secretário Wagner Eckstein, hoje a maior dificuldade dos jovens de Taboão da Serra é conseguir a primeira oportunidade de emprego. “Por conta da pandemia e de questões de legislação, os adolescentes maiores de 14 anos da nossa cidade estão com dificuldade de encontrar o primeiro emprego, o que leva muitos ao trabalho informal e até uma possível exploração”, destacou. “Para evitar essa situação, pretendemos firmar parcerias com empresas do município para que estas empreguem nossos adolescentes na condição de Menor/Jovem Aprendiz e, assim, ampliar as chances destes jovens terem uma vida melhor”, afirmou Eckstein.
Já a Izabel Damasceno, coordenadora do PETI, destacou que o encontro foi produtivo e as reuniões serão frequentes. “Esse primeiro encontro foi bem produtivo, pudemos nos apresentar e conhecer um pouco sobre a atuação dos demais participantes. Pretendemos reunir o Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil uma vez por mês e no próximo encontro, previsto para 30/03, todos trarão uma proposta de ação efetiva”, finalizou.
Além do secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein, e da coordenadora do PETI Izabel Damasceno, participaram da reunião a Comandante Eliana Gonçalves da Guarda Civil Municipal, representantes da Diretoria Regional de Ensino, do Projeto Uirapuru e das Secretarias de Cultura, Transportes e de Saúde, além de servidores do Serviço da Abordagem Social (SEAS).
Serviço:
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jd. Panorama
Tel. (11) 4138-8040