Associação Brasileira de Epilepsia promove ação nas linhas Amarela e Lilás do metrô
Campanha “SOS Epilepsia”
Para combater o estigma e a discriminação que ronda a epilepsia, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, respectivamente, estão juntas com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) em campanha especial de conscientização sobre o tema.
Nesta sexta-feira, 25, entre 14h e 16h, quem circular pelas estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e Largo Treze (Linha 5-Lilás) receberá orientações sobre a doença de colaboradores da ABE. Eles estarão pelos locais para compartilhar folhetos com esclarecimentos sobre a epilepsia. O objetivo é levar informações com qualidade e veracidade a todos. A campanha Mitos e Verdades tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas e combater fake news sobre a doença.
Celebrado em 26 de março, e também conhecido como “Dia Roxo”, o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia foi criado em 2008 por Cassidy Megan, uma criança de 9 anos à época, com o apoio da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS) que ganhou força mundo afora. Cassidy teria escolhido a cor roxa para a data pela referência à flor de lavanda e sua frequente associação à solidão, sentimento que, aos olhos da menina, melhor definia quem sofre com a epilepsia. Segundo a OMS, a doença atinge mais de 50 milhões de pessoas no mundo.
Outra iniciativa que destaca a importância da campanha é a exposição “SOS Epilepsia”. Quem circular pelas estações Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela) e Primavera-Interlagos (Linha 9-Esmeralda) poderão conferir, até 31 de março, uma mostra informativa com dados, dicas de primeiros socorros em caso de crise convulsiva e mitos e verdades, entre outros pontos. E para ampliar ainda mais o alcance da ação, todas as estações da Linha 4-Amarela contam com cartazes educativos fixados em suas plataformas até 30 de abril.
“A ViaQuatro e a ViaMobilidade apoiam campanhas como esta porque é importante que informações confiáveis cheguem a todos, a fim de acabarmos com preconceitos. Compartilhar esclarecimentos que ajudam a salvar vidas é fundamental para uma mobilidade urbana mais humana”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.
Serviço
Campanha “SOS Epilepsia”
Dia 26 de março, das 14h às 16h
Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela)
Estação Largo Treze (Linha 5-Lilás)
Exposição “SOS Epilepsia”
Até 31 de março
Estação Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela)
Estação Primavera-Interlagos (Linha 9-Esmeralda)
Cartazes “SOS Epilepsia”
Até 30 de abril
Todas estações da Linha 4-Amarela