Associação reunirá 600 advogados da região
ACERVO DO PORTAL O TABOANENSE – MATÉRIA PUBLICADA EM OUTUBRO DE 2003
Os advogados de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica e Cotia estiveram reunidos no último dia 19 para fundar a Associação dos Advogados da região. A idéia é reunir cerca de 600 profissionais das quatro cidades. Na reunião foi eleita a diretoria formada pelos advogados João dos Santos Melo, Cícero Santana Marques, Dirce Bernardo, Soraya Rosa Nogueira Macedo, Adalberto de Carvalho Antunes Júnior e Julio Pereira dos Santos.
As principais finalidades da Associação são defender os direitos de seus associados, promover maior convívio entre os advogados, realizar debates, conferências, congressos, cursos e palestras, oferecer aos associados serviços que facilitem o exercício da profissão, além de impetrar mandados de segurança coletivos e até mesmo, futuramente, defender a assistência e previdência social dos advogados, podendo criar serviços próprios ou estabelecer convênio com terceiros neste sentido.
João dos Santos Melo, foi eleito para presidir a entidade até 31 de dezembro, quando será feita uma nova eleição para a escolha da diretoria que presidirá a entidade por dois anos. “Esperamos contar com pelo menos 600 associados”, diz. Somente em Taboão o número de profissionais atuando chega a 350, em toda a região esse número é de 1.100 advogados.
O presidente da Associação ainda destaca que neste período de estruturação pretende fazer um intercâmbio com a OAB para melhorar a assistência judiciária onde a população carente é atendida gratuitamente pelo Estado. “Estamos querendo melhorar nossas condições de trabalho, mas ao mesmo tempo temos um compromisso social com a população e não vamos esquecer disso”, lembra Melo.
Pela segunda vez
Essa é a segunda vez que os advogados da região tentam montar uma Associação para reunir a classe. Na primeira tentativa, em 1980, a entidade não saiu do papel. “Desta vez pretendemos montar uma sede própria em Taboão da Serra e vamos colocar a Associação funcionando efetivamente”, disse.
» A grafia da matéria segue conforme as regras ortográficas da época da publicação