‘Assumir em uma pandemia não é fácil’, diz prefeito de Itapecerica da Serra
Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
Muitos prefeitos em todo o estado de São Paulo assumiram as administrações no começo deste ano em meio a uma crise sanitária causada pelo coronavírus. Um desses casos aconteceu em Itapecerica da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo. Durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (11), o prefeito Francisco Tadao Nakano (PL), conhecido como Dr. Nakano, reforçou que a missão foi ainda mais complicada e que agora, somente cerca de oito meses depois que o seu plano de governo começou a ganhar forma e ser executado.
“Temos que andar pela cidade, por todas as regiões e entender a nossa população. O começo foi muito difícil, muitos me criticaram pela falta de experiência. Assumir uma prefeitura em uma pandemia é uma missão complicada demais. As críticas fazem parte do processo e elas irão nos nortear para os locais que devemos agir”, disse o chefe do executivo. Nakano foi eleito prefeito com 47,81% dos votos válidos, totalizando 36.614 votos.
Durante o encontro com os jornalistas, o prefeito realizou um balanço de como encontrou a prefeitura, fez uma projeção dos projetos de suas secretarias e ainda ressaltou o avanço da imunização contra a Covid-19 em Itapecerica da Serra. “Assumimos uma prefeitura com mais de R$ 40 milhões em dívidas. Iniciamos uma processo de auditoria para localizarmos tudo que for necessário. Todas as secretarias estão trabalhado muito”, complementou Nakano.
A atual gestão diz que retomou os serviços de pavimentação das vias da cidade, que reforçou um mutirão de limpeza urbana pelos bairros, que irá reformar os 11 equipamentos culturais, incluindo o Parque do Povo, e anunciou também que não existe a projeção de aumento na tarifa do transporte público municipal. Já em relação ao retorno das aulas presenciais, o prefeito disse que a discussão acontecerá em setembro, após os profissionais da área receberem a segunda dose da imunização contra o coronavírus.
VACINAÇÃO ANTECIPADA
A imunização contra o coronavírus tem avançado em Itapecerica da Serra. A Autarquia de Saúde pretende neste sábado (14) concluir a primeira dose de todos os moradores acima de 18 anos. Além disso, a projeção é que na próxima terça-feira (17) seja iniciada a imunização de adolescentes acima de 16 anos.
“Temos realizado um trabalho intenso para avançar com a imunização contra o coronavírus na cidade. Todos os servidores da pasta têm se esforçado para que isso aconteça e os resultados apareceram. Pedimos que o morador não deixe de procurar a imunização”, reforçou a coordenadora técnica da Autarquia da Saúde, Wanessa Gerona.
Nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) são vacinados munícipes acima de 20 anos de idade. A Autarquia também faz um apelo para que os moradores fiquem atentos à data da aplicação da segunda dose da vacina.
Até o momento, mais de 3.500 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Itapecerica da Serra. A imunização só está completa após a aplicação das duas doses da vacina. “Portanto, é muito importante que aqueles que já receberam a primeira dose e estão no prazo para receber a segunda dose, retornem ao posto de saúde para completar o esquema vacinal”, alerta da Autarquia.
Os moradores podem procurar a vacina em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 13h. Para se vacinar é preciso apresentar RG, cartão SUS e comprovante de residência do município no nome da pessoa ou cartão de matrícula do posto de saúde.
Galeria de Fotos