Atividades marcam comemorações da Semana da Enfermagem em Taboão da Serra
Secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, abriu as comemorações da Semana da Enfermagem que encerra na próxima segunda
Ricardo Vaz
Profissionais da área de enfermagem de Taboão da Serra se reuniram no Cemur para um ciclo de palestras em comemoração a Semana da Enfermagem, que teve início no dia 12 e encerra na próxima segunda, 20.
Enfermeiros e autoridades puderam debater sobre temas como: “Humanizando emoções no atendimento ao usuário do SUS”, com o Professor Wesley Costa, enfermeiro e psicopedagogo, especialista em saúde mental, diretor da Uni-costa educacional e idealizador do Programa humanizando emoções e “Processo de trabalho em enfermagem”, com a palestrante Tânia Cláudia Inácio Barbosa, Especialista em educação permanente pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Albert Einstein, Gestão Pública pela UNIFESP, Micropolítica e Gestão do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense.
Para a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, políticas publicas são implantadas em Taboão para que a população possa ter um atendimento de qualidade. “Esses profissionais estão diretamente ligados ao tratamento dos pacientes porque assim como os médicos eles cuidam e zelam pela saúde de cada pessoa que é atendida nas nossas UBS e Prontos Socorros. Essa semana além de comemorar o dia deles é para capacitar ainda mais esses profissionais e assim continuarmos com uma gestão de saúde plena e de excelência na nossa cidade”, disse Dra. Raquel.
O vice-prefeito Laércio Lopes fez questão de salientar que, “eles são os responsáveis diretos pelo atendimento ao paciente uma vez que após avaliação clínica o tratamento é mantido por uma equipe de enfermagem com as medicações e acolhimento”.
Para a coordenadora de enfermagem, Lícia Toni, “a gestão de saúde de Taboão é referência para outras cidades porque temos profissionais na rede capacitados para lidarem com qualquer situação e isso é fruto do excelente trabalho feito por cada equipe dentro dos equipamentos de saúde então temos que comemorar sim e continuar com esse nível de excelência”.
O público presente ao Cemur ainda assistiu uma apresentação de dança do Grupo Alma Cigana e uma explanação da enfermeira e Coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Dra. Sônia Fischer, abordando o surgimento do serviço em Taboão.