Atleta de Taboão da Serra é selecionada para jogar no time de base do Santos FC/Sereias da Vila
A ponta esquerda Helô Farias vai jogar o Campeonato Paulista Sub.17 pela equipe de base da Baixada Santista
A ponta esquerda Helô Farias vai jogar o Campeonato Paulista Sub.17 pela equipe da Baixada Santista
A taboanense Maria Heloisa Faria dos Santos, de 15 anos, moradora do Jd. Trianon, em Taboão da Serra, tem um sonho, jogar na seleção brasileira feminina de futebol. E não mede esforços para alcançar seus objetivos. Recentemente Helô foi selecionada para integrar a equipe de base do Santos FC/Sereias da Vila, e irá jogar o Campeonato Paulista Sub-17.
Helô Farias é ponta esquerda, ela joga bola desde criança. O sonho de ser jogadora, ganhou apoio incondicional dos pais, e aos 10 anos, veio a primeira oportunidade de treinar em um clube. Foi jogar futsal no Clube Atlético Taboão da Serra. Ela também passou pelo futebol de campo do Cats. Depois atuou no Centro Olímpico e no Vila Guarani na capital paulista. Saiu para jogar no Grêmio Audax, em Osasco, clube que estava defendendo quando recebeu o convite para um teste no time do Santos.
“A Helô jogou por três anos o Paulista pelo Cats. Depois disputou um Campeonato Paulista de campo aqui [Taboão]. Foi para o centro olímpico, Vila Guarani, depois a professora Fabiana a chamou para o Audax. Sempre treinando forte, até que conseguiu ir para a base do Santos”, comenta Rogério dos Santos, pai da jogadora.
Apesar da pouca idade, Helô chega ao Santos com uma boa bagagem e agradece aos clubes anteriores por todo aprendizado que recebeu. “Tenho gratidão por todos os lugares que passei, consegui adquirir experiência, por conta do apoio dos profissionais que estavam por atrás de mim. Estava no Audax quando recebi uma proposta do Santos, fiz um teste e consegui entrar para a equipe. A minha passagem pelo Audax me ajudou muito”, disse a ponta esquerda Helô.
Como todo atleta, Helô tem como principal foco chegar à seleção brasileira, “estar no Audax ou na base do Santos é sempre uma grande responsabilidade. No santos o peso da camisa é maior, mas a responsabilidade, o foco e o respeito são os mesmo […] vou me dedicar muito, o meu objetivo é me destacar no aqui e, claro, chegar à seleção brasileira. Vou trabalhar pra isso”.
Cursando o 1º ano de Ensino Médio, a adolescente concilia treinos e estudo, uma exigência dos pais. No futuro, Helô pretende ingressar no curso de Engenharia Mecatrônica. “É difícil conciliar escola com os treinos, às vezes a gente chega cansada, mas tem que fazer a lição. Meu pai sempre me fala que a escola é em primeiro lugar, o futebol é um hobby, se tudo der errado ou certo, a escola tem que estar lá”, comenta.
Serviço
Campeonato Paulista Feminino Sub.17
Santos x Estrela de Guarulhos (3ª rodada)
Quando: Sábado, dia 1 de setembro, às 10h
Local: CT Meninos da Vila – Santos