Atleta taboanense é prata na 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo
Japa Léguas foi o segundo nos 100 metros de Petra, categoria RR1
Luís Tetsuo Yamauti conquistou a medalha de prata na 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo
Por Ricardo Lima
O atleta taboanense Luís Tetsuo Yamauti, apelidado de Japa Léguas, foi medalha de prata nos 100 metros de Petra, na categoria RR1, na 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, nos dias 2 e 3 de junho.
Ao todo, 287 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal foram inscritos, sendo São Paulo a unidade da federação com o maior número de representantes: 122. A segunda etapa da competição será realizada entre os dias 3 e 5 de agosto.
A Petra ou Race Running como é conhecida também, é uma modalidade paralímpica de atletismo criada na Dinamarca em 1989, e chegou ao Brasil 2009. O atleta utiliza uma bicicleta (de três rodas), um guidão para direcionar o suporte para o tronco, um banco para o assento, faixas, mas não tem pedal anexado.
A modalidade é indicada para pessoas com paralisia cerebral, distrofia muscular, doença de Parkinson e outras deficiências que afetam a mobilidade e equilíbrio. A Petra é dividida em três categorias: RR1, RR2 e RR3.
Os atletas que alcançaram os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) garantiram participação na terceira fase nacional que receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O Circuito Caixa Loterias é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, o torneio tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais estão sendo separadas por modalidade, haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada modalidade.