Audiência pública apresenta proposta para mudanças no Plano Diretor Participativo
Foram sugeridas 37 alterações de parâmetros urbanísticos de zoneamento

Audiência Pública realizada na Câmara Municipal apresentou as propostas de alteração do Plano Diretor da cidade
Por Charles Eliseu
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB), realizou no dia 7 de junho, a Audiência Pública para a apresentação de proposta de alteração na Lei Complementar nº 132/2006 (Lei do Plano Diretor Participativo).
A população que compareceu à audiência, ocorrida na Câmara Municipal, pode acompanhar a proposta, que traz inúmeros benefícios para a cidade. À ocasião, os munícipes puderam também sanar dúvidas e fazer sugestões sobre o tema. Ao todo, são 37 alterações de parâmetros urbanísticos e também do zoneamento.
Com relação às mudanças urbanísticas, a proposta visa desburocratizar e atualizar a legislação, favorecendo assim o desenvolvimento da atividade econômica e a qualidade de vida da população, permitindo, por exemplo, um uso misto (residencial e comercial), dentro de um mesmo lote, em zonas específicas.
Outro conjunto de alterações é relacionado ao zoneamento, que na proposta, traz correções, com o objetivo de fazer com que diversas localidades do município tenham a sua realidade refletida no zoneamento. Entre outros benefícios, está também o aumento de zonas de preservação ambiental e de áreas de regularização fundiária.
Vale ressaltar que a proposta do Executivo é fruto de debates com a população. Por meio de reunião ordinária, que aconteceu dia 30 de maio, no auditório do TaboãoPrev, as alterações do corpo técnico da Prefeitura foram submetidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (CMDU), que é composto por membros dos Poderes Executivo e Legislativo, pela sociedade civil organizada e pela população.
A partir da audiência pública, o corpo técnico que elaborou a proposta realiza o acolhimento e análise das sugestões obtidas, com o intuito de encaminhar a proposta para apreciação e votação na Câmara Municipal.