Audiência pública de segurança discute crimes contra condutores de transporte escolar em Taboão
Caso foi debatido com Polícia Civil, PM e GCM
A delegacia central de Taboão da Serra registrou três casos de sequestro no município
A comissão de segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na manhã de quarta-feira, dia 10, audiência pública para discutir a situação dos condutores de transporte escolar na cidade, que estão sendo vítimas de uma quadrilha de sequestradores.
A vereadora Érica Franquini, presidente da comissão, ressaltou a importância do tema. “Hoje ouvimos os condutores escolares que passaram por isso, e pedimos às autoridades policias uma solução”, disse.
A parlamentar ainda destacou que muitas sugestões para reforçar a segurança das crianças e condutores foram levantadas e que um estudo será feito para analisar o que é realmente viável e ser colocado em ação. “Não mediremos esforços, vamos trabalhar para, juntos, buscarmos uma solução para acabar com esse crime e para que essa quadrilha seja banida da nossa cidade. E é muito bom saber que a nossa polícia está empenhada nessa ação. A polícia está trabalhando”, concluiu Érica.
A delegacia central do município está investigando o caso, e de acordo com o delegado José Altamiro, há registro de três casos com as mesmas características, o criminoso aborda o motorista, em seguida outros comparsas se juntam a ele, armados e agressivos, levam o veículo até a cidade de Embu-Guaçu, lá liberam as vítimas e roubam o veículo. Na área onde eles são deixados não tem sinal de celular, o que dificulta o pedido de socorro.
O caso mais recente de sequestro aconteceu no dia 26 de março, onde os criminosos levaram o transporte escolar, com os dois tios e mais sete crianças. Eles ficaram em poder os sequestradores por mais de 1h30. Depois foram deixados em um matagal em Embu-Guaçu, e roubaram o veículo.
“Alguns condutores tem seguro, mas nossas vidas não tem seguro. Graças a Deus conseguimos ficar tranquilos e acalmar as crianças. E o trauma que isso pode causar neles? Gente, é muito difícil […] A gente quer segurança, segurança”, desabafou Tia Raquel, uma das proprietárias de transporte escolar vítima da ação dos bandidos.
Para o delegado da 1ª DP Dr. José Altamiro, a polícia está munida de várias informações, inclusive do retrato falado de um dos criminosos, portanto ele acredita, que a partir desse ponto “as investigações vão evoluir bastante”, tem uma equipe cuidando do caso e todos os recursos que a polícia dispõe está sendo utilizado para prender a quadrilha.
Participaram da audiência pública os vereadores Eduardo Nóbrega, Marcos Paulo, André Egydio, Rita de Cássia e Ronaldo Onishi. O vice-prefeito Laércio Lopes. E autoridades policias, delegado da 1ª DP de Taboão da Serra Dr. José Altamiro, delegado da 2ª DP de Taboão da Serra Dr. Cristian Mimoi, Dr. Fábio Cerqueira (representando o delegado Seccional Dr. Antônio José Sampaio), delegada Drª. Michele Santana (representando o delegado titular de Itapecerica da Serra Dr. Higino Grigio), Comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar Ten Cel Marcos Vitiello, Capitão PM Edgard Aicart (2ª Cia do 36º Batalhão da PM), Comandante da Guarda Civil Municipal Sandro Léo, Inspetor da GCM Borgato, Inspetor da GCM Nascimento, Major Silvio do 25º Batalhão da PM – Embu-Guaçu, Secretário adjunto de segurança pública de Taboão da Serra Leonel Vieira, além de condutores de transporte escolar.