Audiência Pública discute melhorias na iluminação em Itapecerica da Serra
A Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou na última sexta-feira, 15, através das Secretarias de Assuntos Jurídicos e Governo, Ciência e Tecnologia, a Audiência Pública com a ENEL (AES Eletropaulo) para tratar de melhorias nos serviços de iluminação pública prestados na cidade. A reunião organizada pelo Procon de Itapecerica da Serra e Câmara Municipal contou com a participação de moradores, representantes da ENEL e da 86ª Subseção da OAB.
Após a abertura conduzida pelo presidente da Câmara, Márcio Roberto, a Audiência foi coordenada pelo vereador Val Santos. Membros do Procon relataram algumas das principais demandas registradas na unidade (falta de energia sem parecer específico por parte da ENEL, troca de relógio, faturas com valores exorbitantes, falha de atendimento, crescente número de reclamações, e baixa taxa de resolução dos problemas apresentados – apenas 29% em 2018).
O diretor Institucional da ENEL São Paulo, Marcos Mesquita, falou sobre constantes investimentos na rede (como parte fundamental na melhoria do serviço), e revelou que a falta de qualidade no atendimento é o que mais preocupa a empresa. “A nossa orientação para cada um dos colegas é que o atendimento precisa ser feito como se fosse um problema deles, e que precisam se colocar no papel do consumidor”, disse.
O coordenador do Procon Itapecerica da Serra, Rafael Alves, ressaltou que só em 2018 a ENEL deixou de resolver mais de 2.800 reclamações, em virtude de devolutivas muito genéricas. Entre os casos, o de um morador com registro de 15 protocolos de queda de energia. Demais moradores, dos bairros Recreio Primavera, Jardim Esmeralda, Jardim Jacira, Potuverá e Embu Mirim, relataram suas dificuldades; a ENEL prometeu que a equipe de Ouvidoria, representada por Carla Santos, vai retornar o contato com cada morador.
Outro assunto abordado durante a Audiência Pública, o corte de árvores, contou com explicação do engenheiro Sérgio Rodrigues, da Secretaria de Governo, Ciência e Tecnologia. “Se o galho tiver energizado, a equipe da ENEL tem que fazer a poda, caso contrário é tratado diretamente pela Prefeitura”, esclareceu.
Participaram da Audiência Pública José Carlos Calado, secretário de Governo, Ciência e Tecnologia, Dr. José Augusto, vice-presidente da 86ª Subseção da OAB Itapecerica da Serra, os vereadores Carlinho Bandeira, Cepacol e Markinhos da Padaria (que encerrou os trabalhos da noite). “Estamos aqui à disposição para trabalhar por vocês. Parabéns a todos pela presença, porque é muita gente reclamando e poucos participando”, concluiu o vereador.