Aumento de casos de Covid e de Influenza pode levar Taboão da Serra a suspender aulas presenciais
Integrantes do Comitê de Combate à Covid-19, que assessoram a Prefeitura de Taboão da Serra, vão se reunir nos próximos dias para debater o cenário epidemiológico diante do aumento de casos da covid-19 e da síndrome gripal – Influenza H3N2 no município. Na pauta será discutido o retorno das aulas 100% presenciais.
Há cerca de 20 dias da volta às aulas em Taboão da Serra, a prefeitura, que já havia decido pelo retorno 100% presencial, vai reavaliar a decisão devido ao atual cenário. Também será discutido sobre o passaporte vacinal, se será ou não obrigatório a apresentação nas escolas municipais, uma vez que a vacinação infantil contra a covid já começou na cidade.
“O Comitê de Combate à Covid 19 da Prefeitura de Taboão da Serra terá reunião para decidir o percentual presencial de retorno dos alunos da rede municipal e será elaborada uma nova Instrução Normativa. Também será decidido sobre o passaporte vacinal”, informou em nota a secretaria de Saúde.
Desde março de 2020, no início da pandemia, as aulas foram suspensas. Em 2021, a rede municipal manteve os formatos híbrido, aulas com lotação parcial, e com escalonamento de turmas nas unidades escolares de Taboão da Serra. O retorno 100% presencial é aguardado por pais e alunos.
A reportagem do Portal O Taboanense conversou com uma professora e mãe de aluno, sobre um possível adiamento no retorno 100% presencial das aulas municipais de Taboão da Serra.
“Esses dois anos foram muito difíceis para as crianças e pais. Não retomar as aulas 100% presenciais agora em fevereiro vai atrasar ainda mais o aprendizado das crianças, que ao longo dos últimos dois anos já foram prejudicadas. Os estudantes, principalmente de escolas públicas, estão com o ensino muito defasado. A vacinação infantil aumenta a segurança para a volta às aulas”, disse Mércia Figueiredo.
Taboão da Serra atende na rede municipal de ensino aproximadamente 29 mil alunos e conta com mais de 72 escolas, entre Programa de Atendimento à Criança (PACs), Escolas Municipais Infantis (EMIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental EMEFs).
Vacinação
A imunização infantil começou na segunda-feira, dia 17, com a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente. A vacinação ocorre sem agendamento, o pré-cadastro já pode ser realizando acessando o site vacinaja.sp.gov.br.
Para receber a vacina contra a covid-19, os responsáveis de crianças com comorbidades de 5 a 11 anos devem comparecer em uma das 12 UBSs de Taboão da Serra ou no Parque das Hortênsias (polo correspondente à UBS Dra. Maria José de Albuquerque), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A vacinação contra covid para crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades deve começar na primeira semana se fevereiro em Taboão da Serra.