Avenida Cid Nelson Jordano, no Jd. Salete, só foi pavimentada em 1998
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 745 do Jornal O Cidadão, publicada em maio de 1998. Na capa, a notícia que os moradores do São Judas, Jd. Salete e imediações mais aguardavam: a pavimentação da avenida Cid Nelson Jordano.
Por anos a avenida Cid Nelson Jordano, uma das mais importantes da periferia de Taboão da Serra, importante via de ligação entre os bairros e a rodovia Régis Bittencourt, era dor de cabeça para os moradores da região. Quando chovia, o barro e a lama impediam qualquer possibilidade de tráfego. Nos dias de sol, a poeira vermelha entrava pelas casas. O vereador Caboré a chamava de “Avenida da Vergonha”.
Mas em fevereiro de 1997 o prefeito Fernando Fernandes, recém-empossado, iniciou a obra ligando o Jd. Maria Helena a Régis Bittencourt. “Com 1620 metros de comprimento, a Cid Nelson Jordano liga a BR-116 com o Parque Industrial Daci. A luta da população local pelo asfalto é antiga. Em 1985 foi organizada a Sociedade Amigos do Jardim Salete. A obra era sua principal meta”, escreveu o jornal na época.
“Recém-eleito, o prefeito Fernando Fernandes realizou a primeira audiência pública de seu mandato naquele bairro. Ali anunciou o início da construção de um muro de arrimo de 11.280 metros cúbicos no Córrego Ponte Alta, às margens da avenida”, descreveu O Cidadão. “Em 12 de abril daquele ano estava feita a primeira parte do muro. O prefeito foi recebido por operários da construção com um churrasco”.
Para a preparação da pista para o asfalto forma construídos 400 metros de galerias de águas e instalados 3.300 metros de guias e sarjetas. A primeira fase da obra foi entregue em maio de 98 com 70% da avenida já pavimentada e com muro de arrimo construído. “Quando a obra estiver completa, a pavimentação terá consumido 15.200 metros quadrados de asfalto”.
Quem foi Cid Nelson Jordano?
O Jornal na época fez uma matéria falando sobre o morador que deu nome a avenida. Cid Nelson Jordano foi um jovem empresário nascido em 1951, em São Paulo. Proprietário da autoescola Acquarius, no bairro do Ferreira, vivia em Taboão da Serra. Filho Julio Jordano e Anunicata Sinézio Jordano, era irmão de Júlio César, antigo funcionário do protocolo da prefeitura.
Grande jogador da várzea taboanense, jogou no lendário Municipal, ao lado de Pistolé e Roberto de Souza, “era um volante no estilo Dunga”, ressaltou O Cidadão. Junto com sua família se mudou para Santa Catarina, quando chegou a triste notícia. Estava com câncer. “A doença evoluiu rapidamente. Cid Nelson Jordano morreu no Hospital Dom Pedro, de Florianópolis, no dia 21 de abril de 1979, aos 28 anos de idade”.