Bancada feminina diminui nas Câmaras de Taboão da Serra e Embu das Artes
Elas são maioria do eleitorado em Taboão da Serra, as mulheres representam 54% dos eleitores, ou seja, dos 217.479, 117.312 são mulheres. Mesmo assim a representatividade das mulheres na política é pequena. Dos 13 vereadores eleitos para a próxima legislatura, apenas três nomes integrarão a bancada feminina da Câmara Municipal, uma a menos que a atual.
São elas: Joice Silva (PTB) e Érica Franquini (PSDB) – reeleitas para o 3º mandato e Luzia Aprígio (Podemos) que volta à Câmara para um segundo mandato.
Para a vereadora Joice Silva, que também foi primeira mulher na história da cidade a ocupar o cargo de presidente do legislativo, ainda há preconceito contra a participação feminina na política.
“A gente ainda encontra muita dificuldade. A mulher hoje tem dificuldade de participar da política. Ainda existe muito preconceito, a mulher estar na política. Esses paradigmas vem quebrando eleição a eleição, mas infelizmente perdemos a participação de mais uma mulher na Câmara. Vemos Embu a redução drástica que teve, nós precisamos continuar trabalhando e avançando para que as mulheres possam continuar participando da política, fazendo movimentos políticos em prol da mulher, porque nós precisamos ter mais espaços, mais representatividade”, declarou à reportagem do Portal O Taboanense.
Embu das Artes
Em Embu das Artes dos 17 novos vereadores eleitos no último dia 15, apenas uma das cadeiras será ocupada por uma mulher, a vereadora Aline Santos (MDB). Na atual legislatura, duas mulheres fazem parte do legislativo, dra. Bete (PSDB) e Rosangela Santos (PT), ambas disputaram as eleições 2020 ao executivo.