Banda Espera Marido abre o carnaval taboanense neste sábado, dia 26
ACERVO HISTÓRICO – O ano mal começou, janeiro nem acabou, mas o carnaval está aí. E, como já é tradição em nossa cidade, a Banda Espera Marido, a mais animada de toda a região, vai abrir o carnaval de Taboão da Serra. A banda sai neste sábado, dia 26, na frente da padaria Rainha do Taboão, no Jd. Maria Rosa, a partir das 14h.
“Sempre comemoramos um sábado antes do carnaval, esse ano tudo aconteceu muito rápido, mas vamos sair com mais estrutura do que no ano passado”, disse Nelson da Padaria, um dos organizadores da brincadeira. Em 2007, depois de quatro anos sem desfilar, a Banda Espera Marido animou os foliões e trouxe novamente a alegria para o Jd. Maria Rosa.
Segundo Santão, outro organizador da festa, neste ano devem acompanhar a brincadeira pelo menos mil pessoas. “No ano passado mais de 600 pessoas participaram, queremos dobrar esse número”. A expectativa da prefeitura, parceira da folia, é que duas mil pessoas passem pelo evento.
Para quem não conhece, ou nunca viu, a tradicional Banda Espera Marido é uma das festas mais antigas da cidade. Na banda desfilam e brincam homens vestidos de mulher, são conhecidos como as “gatas” mais bonitas do carnaval. “Fazemos tudo pelo prazer de brincar o carnaval, muitos amigos participam da banda e somos uma família”, lembra Santão.
No ano passado a Banda Espera Marido entrou oficialmente no calendário de comemorações do município e passou a receber apoio da prefeitura na organização do evento. A banda abre o carnaval na cidade que ainda terá o desfile das escolas de samba no domingo, dia 3, na avenida Fernando Fernandes, no Pirajuçara.
Na segunda-feira, dia 4, a escola de samba do grupo especial de São Paulo, Unidos de Vila Maria e diversas bandas ocais irão agitar a cidade, com apresentação na Praça Luiz Gonzaga, também no Pirajuçara. A festa termina na terça-feira, dia 5, com o show da bateria da escola de samba Águia de Ouro, também na Praça Luiz Gonzaga.
Tradição
A Banda Espera Marido foi fundada em 1993 por um grupo de amigos que queriam criar um bloco para desfilar durante o carnaval. Durante uma conversa na padaria Rainha do Taboão, uma das mais antigas da cidade, Santão, Nelson Rodrigues, Nilson Latorre, José Leme, Pedrinho, Valter Corrêa e Djalma decidiram que naquele ano iriam sair vestidos de mulher.
“A gente queria apenas fazer bagunça, mas a coisa cresceu muito e no mesmo ano mais de 500 pessoas acompanharam Banda Espera Marido”, lembra Santão, que credita a idéia a Nelsão, um dos proprietários da padaria. “A festa é a cara do Jd. Maria Rosa, todos nós somos daqui, mas pessoas da cidade inteira vêm acompanhar a farra”.
Segundo Santão, o nome da banda foi tirado das farras com os colegas que ficavam todos os sábados sentados na antiga escadaria da padaria tomando cerveja. “As nossas mulheres ligavam perguntando da gente, daí o pessoal falava “poxa, suas mulheres são verdadeiras esperas marido”. Foi daí que veio o nome da banda”, relembra.
Essa será a 12ª edição da Banda Espera Marido que desfilou pelas ruas do Jd. Maria Rosa de 1993 a 2002 e teve sua volta triunfal em 2006 e agora em 2007 volta com força total para animar os foliões taboanenses.