Banda Espera Marido anima foliões na abertura do carnaval de Taboão da Serra
Maria Rosa recebe no sábado, 23, a tradicional Banda Espera Marido a partir das 15h na Avenida Dr. José Maciel
O bloco mais tradicional de toda a região, a Banda Espera Marido, deu início ao carnaval na região neste sábado, dia 3. Com um grande público, um dos maiores dos últimos anos, a banda deu um show em quase cinco horas de muita animação no Jd. Maria Rosa, em Taboão da Serra.
Neste ano, a organização mudou o palco para o alto da rua, deixando mais espaço para os foliões. A mudança deixou a festa mais segura, impedindo que foliões transitassem pela avenida Dr. José Maciel. A organização do evento não revelou o número de pessoas que participaram neste ano.
A Banda Espera Marido mais uma vez teve no comando o cantor Nelson Marques, o Nelsinho. “Fico muito feliz em poder mais uma vez levar alegria no carnaval de Taboão da Serra, espero que essa tradição não acabe nunca”, disse.
Muitos foliões vieram de outras cidades da região. Everton Marques, de Embu da Artes, disse que essa foi sua segunda vez na Banda Espera Marido. “Vim uma vez em 2015, gostei muito, mas nunca consegui voltar. Esse ano deu tudo certo, trouxe minha noiva pra curtir o melhor carnaval da nossa região”.
Já para a moradora do Pq. Albina, Vanessa Mantovanni, a Banda Espera Marido é uma tradição familiar. “Meu pai trazia a gente quando éramos criança, sempre que posso venho, me trás boas lembranças do meu pai e das minhas irmãs”, afirma.
A Banda Espera Marido, o bloco mais tradicional e animado de toda a região há 26 anos anima o carnaval de Taboão da Serra sempre em frente a padaria Rainha do Taboão.
A tradição vem sendo mantida nesse tempo todo. No bloco desfilam e brincam homens fantasiados de mulheres, sempre extravagantes e muito debochados. Mas há espaço para todos: crianças, idosos e mulheres também se divertem ao som de marchinhas, axé e outros ritmos carnavalescos.
Tradição
A Banda Espera Marido foi fundada em 1993 por um grupo de amigos que queria criar um bloco para desfilar durante o carnaval. Durante uma conversa na padaria Rainha do Taboão, uma das mais antigas da cidade, Santão, Nelson Rodrigues, Nilson Latorre, José Leme, Pedrinho, Valter Corrêa e Djalma decidiram que naquele ano iriam sair vestidos de mulher.
“A gente queria apenas fazer bagunça, mas a coisa cresceu muito e no mesmo ano mais de 500 pessoas acompanharam Banda Espera Marido”, lembra Santão, que credita a ideia a Nelsão, um dos ex-proprietários da padaria. “A festa é a cara do Jd. Maria Rosa, todos nós somos daqui, mas pessoas da cidade inteira vêm acompanhar a farra”.
Segundo Santão, o nome da banda foi tirado das farras com os colegas que ficavam todos os sábados sentados na antiga escadaria da padaria tomando cerveja. “As nossas mulheres ligavam perguntando da gente, daí o pessoal falava ‘poxa, suas mulheres são verdadeiras espera maridos’. Foi daí que veio o nome da banda”, relembra entre risadas.
Mais carnaval
Depois da Banda Espera Marido no pré-carnaval, Taboão da Serra tem mais eventos para animar quem gosta de samba. O Shopping Taboão realizará bailinhos de carnaval nos dias 10 e 13 de fevereiro, a partir das 15h, para crianças de até 12 anos.
A ideia é que todos venham fantasiados para que a curtição seja garantida, proporcionando diversão para toda a família. Os bailinhos serão gratuitos, com capacidade limitada, e os menores deverão estar acompanhados pelos responsáveis.
Com a intenção de proporcionar diversão para os pequenos e seus familiares, a estrutura contará com DJ, banda, pintura facial para entrar no ritmo da festa, animadores infantis e muitas brincadeiras para a criançada, inspirados nos antigos bailinhos de carnaval. As marchinhas também farão parte da programação musical do evento.
Já para os adultos, nos dias 10, 11, 13 e 17, a batucada e alegria ficam por conta do Bloco Cachorro de Selva, que traz para a cidade o resgaste do carnaval de rua. Os foliões prometem empolgar e contagiar, além de arrastar uma multidão para as ruas de Taboão.
O Cachorro de Selva tem como diferencial os abadás de folião e da bateria, é uma camisa estampada que identifica o participante do bloco. Participe dos ensaios do bloco, confira abaixo dias e locais.
Confira a programação do bloco Cachorro de Selva
10 e 11/02 – Bloco Cachorro de Selva – das 17 às 22 h – Rua Carlos Fernandes – Pirajuçara (Poupatempo)
13/02 – Bloco Cachorro de Selva – das 17 às 22 h – Rua Marcelino Correia de Melo – Parque Marabá
17/02 – Bloco Cachorro de Selva – das 17 às 22 h – Rua Irati – Jardim Trianon