Banda Espera Marido atraiu foliões na abertura do carnaval em Taboão da Serra
A tradicional Banda Espera Marido abre o pré-carnaval de 2020 em Taboão no próximo dia 15 a partir das 15h
Por Ricardo Lima
A Banda Espera Marido tradicional bloco carnavalesco do município em que homens se vestem de mulher e vice-versa, que tem o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo, atraiu centenas de foliões e abriu o carnaval na cidade no último sábado, 23 de fevereiro, na Rua Francisca de Carvalho, esquina com a Avenida Dr. José Maciel, no Jd. Maria Rosa.
› Veja mais fotos da Banda Espera Marido
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wanderley Bressan, a folia tem um vinculo social com o bairro, além do reencontro de antigas amizades e ser destinado às famílias taboanenses.“Conseguimos cumprir o nosso objetivo e instaurar o clima de Carnaval, que já virou tradição e faz parte do calendário cultural da cidade. Na nossa gestão, cultura popular é prioridade”, disse.
A Banda Espera Marido mistura diferentes ritmos como marchinhas, axé e samba enredo, proporcionando opções para todos os tipos de gostos dos foliões. Quem esteve presente conferiu sucessos típicos do carnaval da Bahia que marcam até hoje. O público do evento estava bem diversificado, exatamente como um carnaval deve ser.
Crianças, jovens, idosos: todos queriam aproveitar a folia
Como nos últimos anos, antes da apresentação houve troca de alimentos por camisetas personalizadas da Banda Espera Marido. Para troca era necessário doar, pelo menos, 2 kg de alimentos não perecíveis. As camisetas eram limitadas e os alimentos foram doados para instituições caridade.
De acordo com o organizador da folia, José Roberto dos Santos, o Santão, o evento correspondeu às expectativas dos organizadores e do público. “Gostaria de agradecer o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura, a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal pela segurança da folia. Cada ano que passa a festa melhora e espero que ano que vem seja melhor ainda”, comentou.
Para garantir a segurança tanto dos foliões, quanto dos motoristas que passarem pela Avenida Dr. José Maciel, a Prefeitura de Taboão da Serra disponibilizou Agentes de Trânsito e da Guarda Civil Municipal para monitoramento do local. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também ficou à disposição do público durante o evento.
Tradição
A Banda Espera Marido foi fundada em 1993 por um grupo de amigos que queria criar um bloco para desfilar durante o carnaval. Durante uma conversa na padaria Rainha do Taboão, uma das mais antigas da cidade, Santão, Nelson Rodrigues, Nilson Latorre, José Leme, Pedrinho, Valter Corrêa e Djalma decidiram que naquele ano iriam sair vestidos de mulher.
“A gente queria apenas fazer bagunça, mas a coisa cresceu muito e no mesmo ano mais de 500 pessoas acompanharam Banda Espera Marido”, lembra Santão, que credita a ideia a Nelsão, um dos ex-proprietários da padaria. “A festa é a cara do Jd. Maria Rosa, todos nós somos daqui, mas pessoas da cidade inteira vêm acompanhar a farra”.
Segundo Santão, o nome da banda foi tirado das farras com os colegas que ficavam todos os sábados sentados na antiga escadaria da padaria tomando cerveja. “As nossas mulheres ligavam perguntando da gente, daí o pessoal falava ‘poxa, suas mulheres são verdadeiras espera maridos’. Foi daí que veio o nome da banda”, relembra entre risadas.
Com informações de Eduardo Toledo