Bloqueio da avenida Francisco Morato causa lentidão e congestionamento em Taboão da Serra
A prefeitura de São Paulo realizou nesta segunda-feira, dia 4, os primeiros bloqueios de avenidas, programados como ação de enfrentamento à covid-19, para desestimular a população a sair de casa. Na região, a avenida Francisco Morato foi bloqueada das 7h às 9h, deixando apenas uma pista de rolamento para os veículos.
A medida deixou o trânsito lento na manhã, causando reflexos e congestionamentos na rodovia Régis Bittencourt, na altura do Largo do Taboão. “Fui pego de surpresa, estou na rua porque preciso trabalhar, não acho essa medida correta, a prefeitura deve ter outros meios de conscientizar a população e não punir quem precisar ir trabalhar”, disse Otávio Nunes, morador do Pq. Pinheiros, em Taboão da Serra.
Os motoristas de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região que precisarem trafegar pela avenida Francisco Morato durante o bloqueio devem priorizar a circulação pela a avenida Eliseu de Almeida. O transporte público intermunicipal não será afetado pela restrição.
A previsão era de que os fechamentos de vias ocorressem na faixa horária de 7h às 9h, mas, de acordo com o órgão, poderão ser ampliados nos próximos dias, caso haja melhora no índice de isolamento social no município. Neste sábado (2), o índice foi de apenas 52%, quando o ideal é de 60% a 70%.
Nesta segunda-feira, os locais bloqueados foram os seguintes: Av. Moreira Guimarães (B/C) x Av. Miruna, na zona sul; Av. Santos Dumont (B/C) x Av. do Estado, na zona norte; Av. Radial Leste (B/C) x Rua Pinhalzinho, na zona leste; Av. Francisco Morato (B/C) x Rua Sapetuba, na zona oeste. A regra é que em todos os pontos se mantenha uma faixa livre para a circulação dos veículos.
Os bloqueios estão sendo organizados em trabalho conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O monitoramento e a orientação do tráfego ficam a cargo da CET.
Também durante a manhã, das 7h às 9h, foram feitas duas blitzes educativas no cruzamento da Av. Dr. Vital Brasil (B/C) com a R. Camargo e na Av. João Paulo I (B/C) altura do n° 2.868, ambos os locais situados na zona oeste da capital. A ação contou com o apoio das secretarias municipais da Saúde (SMS), Mobilidade e Transportes (SMT) e Segurança Urbana (SMSU).