Bombas de posto de combustíveis são lacradas por irregularidades em Taboão da Serra
Na segunda-feira, dia 9, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), a Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, realizaram a 21ª etapa da Operação Combustível Limpo, em postos de combustíveis em Taboão da Serra. Três postos tiveram bombas lacradas. A força-tarefa tem a finalidade de combater fraudes e irregularidades em postos de combustíveis.
No Auto Posto Europa Ltda, localizado na Estrada Benedito Cesário de Oliveira, nº 1.970, no Jd. Record, em Taboão da Serra, das 13 bombas medidoras de combustíveis líquidos verificadas pelos fiscais do Ipem-SP, foram encontradas irregularidades em 7. O maior erro foi menos 680 ml a cada 20 litros abastecidos contra o consumidor. Também foi detectada violação dos planos de selagem das bombas.
Os fiscais do Ipem-SP também estiveram no Auto Posto Portal da Serra Ltda, na Estrada Benedito Cesário de Oliveira, nº 1.390, no Jardim Record, em Taboão da Serra. Das 18 bombas de combustíveis verificadas, todas foram reprovadas. As irregularidades constatadas foram: erro de menos 320 ml a cada 20 litros abastecidos contra o consumidor, violação dos planos de selagem das bombas, mangueira do instrumento em mau estado de conservação e uso indevido da bandeira Ipiranga.
No Auto Lanatnap Posto de Serviços Ltda, na rua do Tesouro, nº 464, no centro de Taboão da Serra, das 16 bombas verificadas, uma estava com erros. No caso, erro de menos 120 ml a cada 20 litros abastecidos contra o consumidor e violação dos planos de selagem das bombas.
A força-tarefa envolve o trabalho de sete órgãos do Governo, entre eles, Secretarias da Justiça e Cidadania (SJC), responsável pela coordenação; Segurança Pública; Fazenda e Planejamento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Saúde; Ipem-SP e Procon-SP.
Desde a sua criação, em outubro de 2021, a Operação Combustível Limpo fez 21 operações. As equipes do Ipem-SP fiscalizaram 96 postos nas cidades de São Paulo, Campinas, Guarujá, Santos, Osasco, Praia Grande, Registro, Santo André, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra. Destes, 51 estabelecimentos apresentaram irregularidades e foram autuados pelos fiscais do instituto.
Caso o cidadão identifique algum estabelecimento que apresente irregularidades, a denúncia pode ser feita para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].