Brasil participará de testes para mais uma vacina contra covid-19
Testes estão previstos para acontecerem na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo
Gazeta de S.Paulo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou testes de fase 3 de mais uma vacina contra a covid-19 no Brasil, Ad26.COV2.S, produzida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson. A autorização foi divulgada nesta terça-feira, dia 18, e esta é a quarta vacina a obter autorização de testes no país.
Entretanto, a Anvisa não informou a data de inícios, pois depende de aprovação no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas.
Os testes estão previstos para acontecerem na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cerca de 7 mil pessoas, com idade mínima de 18 anos serão testadas. No total, serão testados 60 mil voluntários em todo o mundo.
Em julho, a empresa realizou as duas primeiras etapas de testes nos Estados Unidos e na Bélgica. Segundo a revista “Nature”, a vacina produzida protegeu macacos da Covid-19 com uma dose.
Testes no Brasil
O Brasil está participando da fase 3 de testes para três vacinas: a de Oxford (inglesa); a da Sinovac (chinesa) e; a da BioNTech/Pfizer (alemã/americana).
No início deste mês, a FioCruz informou que a produção da vacina de Oxford pode ocorrer em dezembro. Na semana passada, o governo de São Paulo anunciou que pode receber 15 milhões de doses da vacina da Sinovac até dezembro. a “Coronavac”. A expectativa do governo estadual é que a vacina esteja disponível em janeiro de 2021.