Buscarini apresenta plano de governo para educação de Taboão
Nesta semana o Portal O Taboanense irá ouvir as principais propostas dos candidatos a Prefeitura de Taboão da Serra na área de educação. A cada dia, sempre as quartas, quintas e sextas-feiras, dois candidatos por dia irão expor seus planos de governo aqui, para ajudar o eleitor a escolher o melhor nome para comandar a cidade nos próximos quatro anos.
Na terceira série de reportagens o candidato vai falar das ações e dos principais desafios a enfrentar na educação de Taboão, caso seja eleito.
Educação
Recentemente o nível de qualidade do ensino público oferecido na cidade de Taboão da Serra foi considerado o melhor da região sudoeste de São Paulo, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação. O município recebeu nota 6.4 no Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2015. Ainda assim, a educação é um setor que enfrenta problemas na cidade, principalmente no que diz respeito a vagas em creches.
O candidato a prefeito pelo PV, José Vicente Buscarini, promete, se eleito, manter parcerias com o Programa de Assistência à Criança (PAC) e construir novas creches. “Vamos retomar esses trabalhos [de construção] das creches sim, com muita rapidez”, disse.
Buscarini ainda declarou que seu governo terá uma atuação “muito forte” no setor de educação. “Eu acredito que qualquer coisa que você venha fazer na cidade, obrigatoriamente tem que começar pela educação. Hoje nossa educação não está nos melhores níveis, faltam vagas, o professorado, apesar de toda dedicação, eles são uns heróis, mas os funcionários da educação de Taboão estão desmotivados”.
O candidato promete “criar um grupo de trabalho, incluindo os funcionários pra discutir uma nova proposta para a cidade. Teremos que fazer um novo estatuto, teremos que discutir a questão da reposição salarial, plano de carreira e ao mesmo tempo encontrar espaços para criar novas vagas. Modernizar o ensino, um ensino mais participativo e isto será discutido nos primeiros dias de governo”, garante Buscarini.
Confira as principais propostas na área de Educação
• Ampliar os recursos financeiros para a educação;
• Mobilizar e efetivar uma política de educação de jovens e adultos que gere uma taxa de alfabetização próxima a 100%;
• Melhorar a qualidade do ensino e buscar a equidade na Rede Municipal de Ensino, independente das suas condições social, econômica, étnico-racial e cultural da população;
• Aumentar o investimento na educação infantil com a ampliação de vagas pautadas no continuo crescimento da qualidade, com garantia da oferta a todas as crianças de quatro a cinco anos e ampliação na faixa de zero a três anos;
• Garantir que todas as escolas disponham de bibliotecas;
• Assegurar o acesso à educação especializada aos educandos com necessidades educacionais especiais;
• Ampliar a hora atividade para 33% da carga horária para os professores e educadores;
• Fortalecer a gestão democrática da educação garantindo a articulação com a sociedade civil e fortalecendo o conselho municipal de educação e dos conselhos escolares;
• Idealizar e aprovar o Plano Municipal de Educação de forma democrática;
• Valorizar os profissionais da educação com a análise e revisão dos Planos de Cargos e Salários.
Próximos candidatos
Na quarta-feira, dia 21, o Portal O Taboanense divulgou as propostas para a área de educação dos candidatos Stan (Psol) e Fernando Fernandes (PSDB). Na sexta-feira, dia 23, publicaremos o plano de governo dos candidatos Evilásio Farias (PSB) e Vitor Medeiros (PSL). Para ler as propostas dos candidatos nas áreas de segurança, esporte/lazer, saúde e cultura clique nos links.