Cadastro Único: prazo para atualizar dados e evitar suspensão do Auxílio Brasil vai até sexta em Taboão da Serra
O CadÚnico é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como o Auxílio Brasil
Para atualização cadastral é necessário se dirigir até sexta, dia 14, a um CRAS
Os beneficiários do Auxílio Brasil que estão há mais de dois anos sem alteração têm até esta sexta-feira, dia 14, para atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) e evitar a suspensão e cancelamento de benefícios. A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), está convocando os moradores beneficiários, bem como seus dependentes, para atualização cadastral. No município 37,7% ainda não com dados desatualizados.
Os munícipes precisam comparecer a uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) próxima a sua residência até sexta-feira, das 8h às 17h, e apresentar CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação das crianças. O morador cujos dados estão desatualizados terão os benefícios suspensos.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, em Taboão da Serra tem sido grande a procura para atualização do Cadastro Único nos CRAS. A atualização cadastral do programa é feita a cada dois anos.
Em Taboão da Serra, o público cadastrado é de 42.486 famílias, destas 5.158 famílias em situação de extrema pobreza e 1.225 em situação de pobreza.
Ainda de segundo a SAS, em Taboão da Serra 16.020 famílias ainda estão com o cadastro desatualizado, o que corresponde a 37,7% do total de cadastrados.
Em setembro de 2022, Taboão da Serra tinha 4.239 pessoas na folha de pagamento do Auxílio Brasil.
Como se inscrever?
Para se candidatar a receber o auxílio, é necessário que a família esteja inscrita e com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico). Caso não esteja inscrito no CadÚnico, é necessário se dirigir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para mais informações.
Documentos necessários
CPF;
Cartão do SUS;
Cartão de vacinação para as crianças