Callegari será o novo secretário de educação de São Paulo
O sociólogo César Callegari, ex-secretário de educação de Taboão da Serra, foi convidado pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, para assumir a secretaria de educação da capital. O convite foi oficializado na tarde desta segunda-feira, dia 3. Callegari ocupava o cargo de secretário de Educação Básica do Ministério da Educação.
Callegari foi secretário de educação em Taboão da Serra de janeiro de 2005 a setembro de 2009, e entre as suas principais realizações no município está a implantação do Projeto Integração Família Escola, onde professores vão até a casa dos alunos conhecer a realidade de cada estudante. O projeto inovador rendeu para a prefeitura de Taboão da Serra o prêmio Objetivos do Milênio, dado pela ONU e pela Fundação Roberto Marinho.
Foto: Arquivo do Portal O Taboanense
César Callegari deixou o governo Evilásio em setembro de 2009
O sociólogo também foi o responsável pela implantação da distribuição de uniformes escolares, da ampliação da entrega de material escolar, criou ainda a Casa do Educador, aumentou para nove anos o ensino médio e implantou o ensino de filosofia e sociologia nas escolas municipais.
Nome forte dos primeiros ano do governo Evilásio, em 2006 se candidatou a deputado federal, com o apoio do governo. Com uma votação baixa, não se elegeu e voltou a ocupar o cargo de secretário de educação. Em setembro de 2009 se desligou da administração para se dedicar as atividades junto ao Conselho Nacional de Educação e junto ao Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, entidade que ele presidia.
Em junho deste ano, quando Haddad ainda procurava um candidato a vice, seu nome chegou a ser cogitado como possível nome na chapa petista. Callegari assumirá a secretaria de educação de São Paulo que tem um repasse previsto de R$ 10 bilhões para a pasta em 2013.