Câmara aprova projetos que beneficiam mulheres vítimas de violência em Taboão da Serra
Na sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra terça-feira, dia 17, o tema debatido e discutido pelos vereadores foi a violência contra a mulher. Foram aprovados dois projetos que beneficiam mulheres vítimas de violência doméstica.
Em regime de urgência especial, os parlamentares aprovaram o projeto de autoria do vereador Ronaldo Onishi (SD) e subscrito pela presidente da Casa, vereadora Joice Silva (PTB), que cria o benefício de auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica em Taboão da Serra. Apesar da aprovação unanimidade na Câmara, o projeto precisa da sanção do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) para entrar em vigor. Durante a votação não foi divulgado valores e a justificativa de onde sairá a verba para o benefício.
“Esse parlamento entendeu a necessidade de nós termos na nossa cidade uma legislação específica que possa auxiliar as nossas mulheres que vítimas de violência. Um projeto sério e que apesar das dificuldades financeiras que estamos passando temos que ter muita cautela. Mas o que não podemos fazer é cruzar os braços, é permitir que nossas mulheres covardemente sejam espancadas, violentadas e assassinadas”, declarou o vereador Onishi.
Também foi aprovado, o projeto Quebrando Silêncio, de autoria das vereadoras Priscila Sampaio (PRB) e Joice Silva. Que determina a obrigatoriedade de afixação em todo município de Taboão da Serra, número do Disque Denúncia da Violência Contra a Mulher. Todos os órgãos públicos e estabelecimentos comerciais privados verão manter em local visível uma placa com o número 180.
“Existem muitas mulheres que não se atentam que existe um número que ela possa ligar. Quantas se calam, então é necessário que a gente divulgue isso em Taboão da Serra”, disse a vereadora Priscila Sampaio.
A vereadora Joice Silva também falou sobre os projetos. “São dois grandes projetos apresentados. Se Taboão da Serra começar a pagar realmente o auxílio aluguel a essas mulheres, podemos deixar de ter mulheres mortas. A partir desse projeto, mulheres serão salvas… Outro projeto que foi apresentado, que dispõe da obrigatoriedade de afixação no município de Taboão da Serra o Disque Denúncia da Violência Contra a Mulher, o disque 180. E não vai ser só nos órgãos públicos, será em academias, em bares, em diversos locais da cidade”, declarou a presidente.