Câmara cria Medalha Zumbi dos Palmares em Taboão da Serra
Em sessão na Câmara Municipal de Taboão da Serra na terça-feira, dia 3, os vereadores aprovaram o Decreto Legislativo 03/2017, que cria a Medalha Zumbi dos Palmares, destinada a homenagear e reconhecer pessoas que tenham prestado relevantes serviços em prol da comunidade negra do município.
A medalha já existe no município e era entregue pela Coordenadoria da Igualdade Racial, que inclusive escolhia os homenageados. No decreto recém-aprovado, determina que cada vereador indicará dois homenageado. A Coordenadoria não poderá indicar mais ninguém.
A justificativa da criação do decreto é que, desta forma, mesmo que haja mudança de governo, a homenagem sempre acontecerá. “Esse é um projeto da cidade, um projeto de todos os parlamentares que aqui passar daqui pra frente, independente de quem seja. Se amanhã aqui não estivermos, o próximo vereador que aqui estiver, vai dar sequencia e continuidade a esse trabalho”, esclareceu a presidente da Casa, vereadora Joice Silva (PDT).
Os vereadores Eduardo Nóbrega (PSDB) e Ronaldo Onishi (SD), chegaram a questionar a exclusão da Coordenadoria na indicação dos homenageados, mas foram convencidos que somente os parlamentares terão esse direito. “Houve uma integração entre os órgãos [Conselho do Negro e Parlamento]? Foi discutido com o Cepir? O Conselho poderia indicar duas pessoas também”, questionaram.
A emenda que previa a participação do Conselho do Negro na indicação de dois homenageados foi retirada do documento. “Esse projeto não é para confrontar com a Cepir, nem com nenhum conselho que faça a defesa do negro, e sim, contribuir com mais esse gesto da Câmara Municipal para engrandecer a causa. Esse foi nosso objetivo”, declarou o vereador Moreira (PSD).
Após a aprovação do projeto, a presidente da Casa declarou “estamos buscando igualdade racial, amor ao próximo, igualdade aonde não se diferencia o negro do branco, o índio do asiático, que possamos todos andar de mãos dadas. Esse projeto chega para a Câmara para marcar a história que se iniciou nessa cidade. O reconhecimento da igualdade racial na nossa cidade de Taboão da Serra”.