Câmara Municipal de Embu das Artes aprova a criação de três novas secretarias
Embu das Artes passa a ter a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Suprimentos e Secretaria Pública para as Mulheres
O pedido foi encaminhado pelo prefeito Ney Santos (PRB) e aprovado pela maioria dos vereadores
Por Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
A Câmara Municipal de Embu das Artes aprovou na sessão da última quarta-feira (5) a criação de três novas secretarias no Executivo. O pedido foi encaminhado na última semana pelo prefeito Ney Santos (PRB). Agora, Embu das Artes passa a ter a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Suprimentos e Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Segundo o projeto apresentado pela prefeitura, a secretaria de Meio Ambiente que havia sido incorporada a Secretaria de Planejamento, agora passa a ser independente. Já a Secretaria de Suprimentos foi desmembrada da Secretaria de Gestão Financeira. E por última a nova Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
O projeto de lei complementar 23/2018 foi aprovado por 12 votos. Os vereadores Edvânio Mendes (PT), Rosângela Santos (PT) e André Maestri (PTB) votaram contra o projeto e a vereadora Dra. Bete (PTB) não esteve presente na votação.
Corte de secretarias
Em outubro do ano passado o prefeito Ney Santos anunciou o corte de cinco secretarias além de uma série de medidas para conseguir enxugar a máquina pública. Na época, Ney disse a “expectativa é economizar R$ 2,8 milhões por mês. Nós vamos gastar menos pra investir mais”.
Durante a coletiva de imprensa o prefeito divulgou a redução de secretarias. As pastas de Planejamento, Esporte, Cultura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente foram absorvidas por outras. “O atendimento ao povo não vai parar, alguns secretários irão ocupar duas, três secretarias, mas vão receber apenas um salário”, disse Ney Santos.
Ainda no evento o prefeito ressaltou que pegou uma cidade com uma dívida de mais de R$ 250 milhões e um déficit mensal de R$ 5 milhões e ações como essas seriam necessárias para equilibrar as contas.