Câmara de Embu das Artes aciona Enel contra cobrança abusiva e cortes na energia
Legislativo também ingressou um pedido no Ministério Público (MP) para a revisão das contas
Sede da Enel, na avenida Elias Yasbek em Embu das Artes
Matheus Herbert, Gazeta de S. Paulo
A Câmara de Embu das Artes acionou a Enel, distribuidora de energia que atende a Capital e a região metropolitana de São Paulo contra cobranças abusivas e cortes de energia no município. Além disso, o Legislativo também ingressou um pedido no Ministério Público (MP) para a revisão das contas. Em julho, a Enel que atende mais de sete milhões de clientes anunciou um reajuste médio de 4,23% nas tarifas.
Em entrevista à Gazeta, o presidente da Câmara de Embu das Artes, Hugo Prado, anunciou as ações contra a distribuidora. “Na última semana, em uma união entre os poderes municipais, ingressos com um pedido no Ministério Público para suspender a possibilidade de corte de energia das famílias que não conseguiram pagar as contas e também um pedido de revisão. Estamos aguardando o retorno do Ministério Público estadual”, disse.
Ainda de acordo com Prado, “recebemos muitas reclamações de moradores de Embu das Artes e de toda a região. A concessionária ainda não soube explicar o motivo do aumento e por isso unimos forças para defender os nossos moradores. No início de tudo, quando recebemos os primeiros depoimentos de valores abusivos, fizemos um oficio notificando e pedindo explicações. Infelizmente não recebemos uma resposta satisfatória. A partir daí fizemos uma ação junto com o Procon”, complementou.
Na semana passada, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, foi até a sede da Enel, na avenida Elias Yasbek, junto com representantes do Procon. De acordo com a Administração, além das contas abusivas, os moradores reclamavam de aglomeração e demora no atendimento.
De maio até junho, o atendimento da Fundação Procon-SP registrou um aumento de 373% nas reclamações contra a empresa. Logo após a alta no número de reclamações, o Procon multou a Enel em mais de R$ 10,2 milhões sob a alegação de má prestação de serviços e violação do Código de Defesa do Consumidor.
Sem corte
O Procon estadual fez um acordo com a Enel para que até o dia 31 deste mês, a empresa não realize a suspensão de fornecimento de energia das residências com contas em atraso. Além disso, a empresa também terá que fazer o parcelamento em até 12 vezes das contas.
Resposta Enel
A Enel Distribuição São Paulo informa que recebeu ofício da Câmara de Embu das Artes, solicitando esclarecimentos sobre o atendimento presencial no município. A distribuidora informou que a loja foi reaberta no último dia 3 de agosto e se colocou à disposição do órgão legislativo.
Em relação aos valores da conta, a companhia esclarece que, em julho, retomou totalmente a leitura presencial dos medidores dos clientes, que estavam sendo faturados pelo média do consumo dos últimos 12 meses, medida autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), devido à pandemia do Coronavírus. Qualquer diferença, a mais ou a menos, foi automaticamente compensada, no momento da leitura presencial. Ou seja, com a leitura presencial, muitos clientes pagaram o consumo daquele mês mais o acumulado do real consumo dos meses em que foram faturados pela média.
Sensível ao atual momento, a companhia está oferecendo parcelamento dos débitos em até 12 vezes sem juros no financiamento, na própria fatura ou no cartão de crédito. Para realizarem a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação (portalnegociacao.eneldistribuicaosp.com.br), o Aplicativo Enel São Paulo (www.eneldistribuicaosp.com.br/atendimento/aplicativo-enel) ou a Central de Atendimento (0800 72 72 120).
A companhia reforça ainda que o agendamento de atendimento nas lojas presenciais está disponível por meio do site da empresa (www.eneldistribuicaosp.com.br), onde o cliente deverá seguir 4 passos: escolher o serviço desejado, preencher o formulário de identificação, escolher a loja mais próxima e selecionar a data e a hora para o atendimento.
Após concluir o processo, o cliente receberá uma senha no e-mail cadastrado, que será apresentada na loja. Caso não possa comparecer na data agendada, o cliente deverá cancelar o agendamento por meio do link enviado por e-mail.