Câmara de Taboão da Serra homenageia 13 mulheres com a Medalha Laurita Ortega Mari
A honraria foi entregue às mulheres que se destacaram pela prestação de serviço nas mais diversas áreas na cidade de Taboão da Serra
A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na noite desta terça-feira, dia 25, a entrega da Medalha Laurita Ortega Mari. A medalha historicamente é entregue em março, no mês de comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Por causa da pandemia, a cerimônia foi transferida para agosto e o número de homenageadas foi menor, apenas 13 e não 26.
A medalha é entregue para as mulheres que se destacam pela prestação de serviço nas mais diversas áreas na cidade de Taboão da Serra. “Hoje será uma sessão solene mais recatada, mas com todo o seu requinte de grandeza para homenagearmos essas mulheres”, disse o presidente da Casa, vereador Marcos Paulo.
A medalha leva o nome de Laurita Ortega Mari, primeira mulher eleita prefeita do Brasil, após a redemocratização. O fato histórico aconteceu nas eleições de 06 de outubro de 1963, quando a então candidata Laurita Ortega Mari, disputando a eleição com outros quatro candidatos, venceu com 1.347 votos, num universo de pouco mais de 3 mil eleitores em Taboão da Serra.
“Mulheres como Laurita precisam ser honradas, prestigiadas, porque vem marcando a história da cidade. Que Deus abençoe vocês. A história de vocês muito nos orgulha, obrigada pela contribuição na cidade”, ressaltou Marcos Paulo.
O prefeito Fernando Fernandes elogiou a Câmara pelo evento e destacou a importância da ex-prefeita Laurita Ortega na história da cidade. “Quão rico Taboão da Serra é na diversidade, na qualidade das suas mulheres. Está aqui hoje o exemplo. Começamos pela Laurita [Ortega Mari]. O que era a mulher em 1963? Essa mulher corajosa submeteu seu nome às urnas e se elegeu prefeita de Taboão da Serra. Temos que render homenagem e criar uma medalha mesmo em nome de uma mulher como essa”, destacou.
Fernandes parabenizou todas as homenageadas. “Olha a diversidade de mulheres que temos aqui hoje: educadoras, empreendedoras, lideres comunitárias, mulheres que se dedicam a ganhar almas para Jesus […] Eu tenho muito orgulho de poder estar aqui nesta noite, como prefeito de Taboão da Serra, homenageando vocês, que assim como minha mulher [deputada Analice Fernandes], com suas lutas nos ajudou a desenvolver essa cidade. Que Deus as ilumine […] Viva as mulheres de Taboão da Serra”, declarou.
A sessão solene contou com a participação das cantoras Kinha Meneses, Cris Sodré, Emile Giovanna, Andressa Victoria, do violinista Wagner Barbosa e do tecladista: Sebastian Jr.
Veja a relação das mulheres agraciadas por cada vereador
Alex Bodinho – Marta Lúcia Santiago
André Egydio – Soraia Lopes
Carlinhos do Leme – Geise Helita Parizotto
Eduardo Nóbrega – Ligia Ribeiro Alves
Érica Franquini – Priscila Deise Domingos Landiva
Johnatan Noventa – Maria de Lourdes Pucci
Joice Silva – Kamila Nunes M. Bogalho
José Aparecido Alves – Maisa Godoy
Marcos Paulo de Oliveira – Ivete Ferreira Santos Muniz
Priscila Sampaio – Karina Mendonça
Rita de Cassia – Ivanete dos Santos
Ronaldo Onishi – Carolina Ferreira Lima
Waines Moreira Alves – Maria de Fátima Gonçalves Varandas de Oliveira