Câmara derruba veto e mantém obrigatoriedade de atendimento odontológico de urgência
A Câmara Municipal de Taboão da Serra derrubou na sessão desta terça-feira, dia 11, o veto do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) ao projeto de lei 036/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo a implantar nas unidades de Pronto Socorro e de Pronto Atendimento do Município os serviços de urgências odontológicas.
O projeto, de autoria dos vereadores Carlos Eduardo Nóbrega, André Luiz Egydio e Érica Teixeira Franquini, do PSDB, havia sido aprovado por unanimidade pelo Legislativo e encaminhado para a análise do Executivo. O prefeito entendeu que a iniciativa era inconstitucional e com o veto derrubado por 7 a 4, a prefeitura deverá entrar na justiça.
O vereador Cido da Yafarma (DEM) declarou que não estavam ali debatendo o mérito do projeto e sim sua constitucionalidade, uma vez, que segundo o parlamentar, a Câmara Municipal não pode criar projetos que onere o poder executivo.
“Ninguém tem dúvida da necessidade do Antena, da UPA e do pronto Socorro Infantil ter um Centro de Emergência Odontológica. Entendemos essa necessidade e devemos fazer acontecer, o mérito é inquestionável. Mas o que se discute hoje é a inconstitucionalidade do projeto. O poder legislativo não pode criar despesas para o poder executivo […] essa questão é orçamentária”, destacou o vereador Cido.
Um dos autores do projeto, o vereador Eduardo Nóbrega criticou o executivo pelo veto. Para ele não se trata de nenhum projeto “mirabolante” e que não irá onerar o executivo, basta fazer um remanejamento. “Um projeto como esse jamais deveria ser vetado”, disparou.
Para o vereador André Egydio, o prefeito vetou o projeto por “questão política”, porque a matéria é de autoria de três membros do BI. “É questão de vontade política, não vamos justificar a questão que é vício de iniciativa, que vai alterar gastos, é um absurdo […] A questão política é por que o projeto é meu, da vereadora Érica e do vereador Eduardo Nóbrega, e no momento somos BI, não estamos afinados com o governo. Então ele não pode dar essa colher de chá pra gente”, argumentou.
TAGS
Notícias relacionadas
Câmara de Taboão debate mudanças no Plano Diretor em audiência pública nesta quinta, às 18h
23/04/2026
MST e MTST criticam possível votação acelerada do Plano Diretor em Taboão da Serra
22/04/2026
Nova reunião entre Câmara, Prefeitura e MP debate mudanças no zoneamento do Plano Diretor em Taboão da Serra
17/04/2026
