Câmara Municipal aprova antecipação de feriados em Taboão da Serra
Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na sessão desta terça-feira, dia 23, o projeto do Executivo que autoriza a prefeitura a adiantar feriados municipais durante a pandemia da Covid-19. Veja aqui cópia do projeto aprovado pela Câmara Municipal.
O projeto aprovado pelos vereadores não discrimina os feriados que serão antecipados em Taboão da Serra. O prefeito Aprígio irá regulamentar as datas através de decreto que será publicado nos próximos dias.
Segundo apurou a reportagem do Portal O Taboanense, Aprígio deverá antecipar pelo menos cinco feriados. Na semana passada, havia a possibilidade de Taboão da Serra decretar feriado nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, além de 1° de abril. Dia 2 de abril é feriado nacional, Paixão de Cristo. Com a medida, a cidade deverá ter 10 dias consecutivos sem trabalho.
A decisão de Aprígio será pautada conforme decisão do Conisud, consórcio de municípios que integram a região. Embu-Guaçu, Embu das Artes e Itapecerica da Serra já decretaram a antecipação dos feriados, fazendo com que a região pare completamente entre os dias 26 de março e 4 de abril.
Os vereadores fizeram um apelo para a população, dizendo que a antecipação dos feriados não é para criar uma oportunidade para a realização de festas e encontros, mas sim para que os moradores possam se recolher em suas casas, evitando o contato social, uma vez que o contágio pelo coronavírus está fora de controle em todo país.
A vereadora Érica Franquini (PSDB) lembrou que muitas pessoas estão morrendo devido a doença em Taboão da Serra. “Essa antecipação dos feriados é importante, a população precisa se conscientizar que a coisa está grave. Essa antecipação não é para as pessoas ficarem bebendo em praças, fazendo churrascos, aglomerações. É para ficar em casa, se não levarmos a sério não teremos vagas não só nas UTIs, mas também nos cemitérios”.
Marcos Paulo (PSDB) também insistiu que os feriados antecipados sejam uma oportunidade das pessoas permanecerem em suas residências. “Estamos passando de três mil mortes no país hoje. Isso mostra a preocupação do Poder Público, do prefeito Aprígio e do seu posicionamento de combater a pandemia”, afirmou.
Já a vereador Luzia Aprígio disse que “estamos implorando, fiquem em casa” em um apelo durante a sessão. “Vamos pensar na vida dos nossos pais, dos nossos irmãos, dos nossos avôs, dos vizinhos. Todos nós estamos correndo risco. Quando saímos para rua, trazemos o vírus para a família e é muito triste”.