Câmara Municipal comemora 60º aniversário de Taboão da Serra com Sessão Solene
Sessão Solene no Cemur marcou os 60 anos de emancipação de Taboão da Serra na última terça-feira, dia 19
Colaborou Julia Neves
A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou nesta terça-feira, dia 19, no Cemur, a Sessão Solene em comemoração aos 60 anos de emancipação do município. Durante o evento foi entregue a Medalha 19 de Fevereiro para 26 homenageados. Segundo a organização, mais de 1.300 pessoas prestigiaram a solenidade.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcos Paulo, disse que neste ano o Poder Legislativo buscou por inovações na sessão solene, além de prestar uma homenagem e reconhecer aqueles que contribuíram com o crescimento de Taboão da Serra.
“Esse é meu primeiro ano presidindo a sessão solene e fizemos questão de convidar todos os prefeitos e vereadores que presidiram a Câmara Municipal, vamos sempre reconhecer aqueles que fizeram essa Casa de Leis uma das mais importantes do Estado”. Marcos Paulo ainda agradeceu a cobertura da imprensa na sessão solene.
O prefeito Fernando Fernandes elogiou a solenidade e ressaltou a importância da data para Taboão da Serra. “A Sessão Solene foi muito boa, o presidente da Câmara, o Paulinho, foi muito feliz na elaboração da sessão, foi muito boa, e saio daqui muito feliz. Taboão, 60 anos, é uma cidade que já amadureceu, já encontrou o seu caminho, e a tendência é crescer ainda mais”.
Fernandes lembrou o crescimento que a cidade vem vivenciando nos últimos anos. “No ano passado fomos a 4ª cidade que mais gerou empregos no Estado, o mais rico do país, a 16ª no Brasil, às vezes as pessoas não tem noção do que isso significa, é um marco importante na história e um balizador do desenvolvimento de Taboão da Serra. Ninguém atinge esses números se for uma cidade ruim, que não inspire esperança naqueles que venham investir na cidade”.
Entre os homenageados da noite o ex-vereador Professor Fenólio, homenageado por Joice Silva, falou da emoção de receber a medalha: “Estou muito feliz, alegria de ver que um fruto da educação germinou na cidade. Taboão me acolheu e o que eu sinto hoje é agradecimento. Agradecimentos aos vereadores, a minha família, a Vanny, aos meus filhos, Flávio Adauto e Juliano Adolfo, que muitas vezes ficaram privados da minha companhia. Meu agradecimento é aos alunos, aos professores, as escolas onde eu pude fazer toda minha caminhada e comemorar 41 anos de ensino municipal”.
Já o empresário Márcio Romani Dias, do Pachá, que recebeu a medalha após indicação do vereador Cido, disse estar feliz com a homenagem. “Desde os meus 17 anos que temos negócios aqui em Taboão da Serra, conseguimos viabilizar um grande negócio no centro da cidade trazendo grandes empresas para cá e tem muitas outras redes que virão. Fico muito contente com essa mistura entre o público e o privado trabalhando em prol do crescimento da nossa querida Taboão da Serra”.
O ex-prefeito Evilásio Farias lembrou que o aniversário de 60 anos é um marco para a cidade. “Essa sessão solene foi muito importante, homenageou muita gente, vereadores antigos, moradores que fizeram um trabalho pelo crescimento da cidade. Cada um deles deixou um tijolinho para a construção de Taboão da Serra. Saio daqui feliz”.
O ex-vereador e presidente da Câmara Municipal por duas vezes, Professor Said Jorge de Moraes, afirmou que Taboão da Serra é uma cidade em franca prosperidade. “A gente que está há muito tempo em aqui se lembra de como era o município, hoje somos uma potência, mais de 280 mil moradores, muitas indústrias comércios e serviços. Essa pujança e progresso são característicos de Taboão da Serra”.
A Sessão
A sessão começou com atraso de quase 40 minutos. Com o Cemur lotado, as autoridades tomaram assento na mesa diretora. A entrada dos pavilhões ao som do Hino da Bandeira, executado pela Orquestra Acorde Celeste. Em seguida o Hino Nacional foi acompanhado pelo cantor Misael Batista. A primeira parte da sessão foi encerrada com o hino de Taboão da Serra, apresentado pela cantora Ana Helena da banda MPB Hall.
Logo em seguida a entrega das medalhas teve início. Em uma sessão mais ágil, os 26 homenageados receberam as suas honrarias. O prefeito Fernando Fernandes encerrou a sessão falando do crescimento da cidade desde a sua emancipação. “A história não é feita apenas por um prefeito ou por um vereador, todos que passaram aqui deixaram sua marca para o progresso de Taboão da Serra”.
Participaram do evento os ex-vereadores Celso Alves dos Santos, Oscar Ferreira, Said Jorge de Moraes, Olympio Savazzi, Alexandre Depieri e Antônio Carlos Fenólio.O ex-prefeito Evilásio Cavalcante de Farias também prestigiou a sessão.
De Embu das Artes os vereadores Hugo Prado e Gideon participaram da celebração de 60 anos de Taboão da Serra. A vereadora da capital, Adriana Ramalho também prestigiou os trabalhos.
60 anos
A 1ª Exposição 60 anos de emancipação sob o olhar do Legislativo de Taboão da Serra acontece de 21 de fevereiro a 15 de março. Idealizada pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Marcos Paulo, através da Escola do Legislativo, serão exibidos diversos documentos datados desde a emancipação do município em 1959.
O material ficará exposto no Auditório da Câmara Municipal, em um espaço climatizado de mais de 200 m², para facilitar a circulação dos visitantes. Serão disponibilizados também algumas cópias de documentos inéditos. O horário para visitação será das 10h30 às 15h, de segunda a sexta-feira.
Homenageados
Os nomes de todos os agraciados foram submetidos à aprovação do plenário e aprovados por todos os parlamentares. Veja abaixo os homenageados de cada vereador:
› Alex Bodinho indicou Olavo Fernandes dos Santos e João Francisco Silva.
› André Egydio indicou Dr. Moisés Jesus Gomes e Dr. Hércules Fabrício Rodrigues Marques
› Carlinhos do Leme indicou Sandro Batista e José Natanahel Fonseca
› Cido da Yafarma indicou Marcio Romani Dias e Victor Pont Kreutz
› Eduardo Nóbrega indicou Dra. Márcia Carla Santi e Flávio Roberto Álvaro
› Érica Franquini indicou John Anthony Von Christian e Romualdo Antônio Quinta (in memoriam)
› Johnatan Noventa indicou Oswaldo Elias Teixeira de Jesus e Elias Bezerra Cavalcante
› Joice Silva indicou Professor Antônio Carlos Fenólio e Roberto Aparecido Grillo
› Marcos Paulo indicou Maria Lúcia Constantine Oliveira (in memoriam) e Leandro da Silva Lima
› Priscila Sampaio indicou Luciano Oliveira e Fernanda Malta
› Rita de Cássia indicou Nilson Antônio de Oliveira e Willian Moraes Santana
› Ronaldo Onishi indicou Mara Lúcia Barros de Oliveira López e Francisco Marcos Iran Aquino Rolim
› Professor Moreira indicou Rose Santana e Dayse Mary da Silva