Câmara Municipal de Taboão da Serra teve 19 vereadores na legislatura 1989/1992
Posse da sétima legislatura da Câmara de vereadores de Taboão da Serra em janeiro de 1989
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 291 do Jornal O Cidadão, publicada em dezembro de 1988. Destaque da edição foi o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal, passando para 19 vereadores no ano seguinte.
Um imbróglio jurídico deixou os eleitores de Taboão da Serra em dúvida sobre quais seriam seus representantes na 7ª legislatura, que se iniciaria em 1989. Depois de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou decidido que a cidade teria 19 cadeiras.
“A primeira informação, que chegou via Telex na madrugada de sexta-feira da última semana, fazia entender que as cidades dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul teriam de volta o mesmo número de cadeiras nas Câmaras Municipais, de acordo com a atual legislatura. Mas com a publicação no Diário Oficial, ficou dirimida a dúvida, e o número de vereadores é o mesmo que o calculado em agosto deste ano [1988], ou seja, que previa para Taboão da Serra, especificamente, 19 cadeiras”, escreveu O Cidadão na época.
A confusão aconteceu porque os Tribunais Regionais calcularam o número de vagas com base na projeção demográfica realizada pelo IBGE realizada em 1985. Se fosse mantido o cálculo, Taboão teria uma diminuição para 10 cadeiras, mas com a revogação da decisão pelos TSE, o número subiu para 19.
Após a decisão, novos cálculos precisaram ser refeitos “a nível proporcional para que fossem indicados nove novos vereadores”. Na divulgação oficial, quando o número era calculado em 10 cadeiras, as vagas ficaram definidas: 5 para o PMDB, 3 param o PDC e uma para o PTB e outra para o PT.
Após a elevação para 19, as vagas passaram para: PMDB com 9; PDC com 5; PTB com duas; PT duas e o PDS que ficou com uma cadeira.
Os 19 vereadores pela ordem de votação foram naquele ano de 1989
Said Jorge de Moraes (PMDB) – 1.225 votos
Antonio Carlos Fenólio (PMDB) – 1.216 votos
Paulo Souza Félix (PT) – 1.187 votos
Maria das Graças Araujo Silva (PMDB) – 1.012 votos
Oscar Ferreira (PMDB) – 860 votos
Roberto de Souza (PMDB) – 764 votos
Maria Aparecida Bustos Rodrigues (PMDB) – 678 votos
Adonias Pinheiro da Silva (PMDB) – 656 votos
José Feres (PDC) – 628 votos
Evilásio Cavalcante de Farias (PMDB) – 610 votos
Olívio Nóbrega Filho (PMDB) – 564 votos
Maria Neusinha Nunes (PDC) – 469 votos
Arlete Silva (PTB) – 452 votos
Eduardo José Bruno (PDC) – 431 votos
Ruy Sakurai (PTB) – 418 votos
Geuza Ferreira Selin (PT) – 415 votos
Airton Antunes (PDC) – 402 votos
Abel da Silva Pina (PDS) – 328 votos
A posse dos vereadores eleitos e do prefeito Armando Andrade, que assumiria seu segundo mandato, tendo como vice o atual prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, aconteceu no dia 1º de janeiro de 1989 no Cemur. A sessão foi então presidida por Said Jorge de Moraes, o mais votado daquela eleição.