Câmara oficializa Santa Terezinha como padroeira de Taboão da Serra
A Câmara de Taboão da Serra oficializou na última terça-feira, dia 30, Santa Terezinha como padroeira da cidade. O projeto apresentado pelo vereador Olympio Savazzi (PSDB) foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária que contou com a presença de centenas de católicos, inclusive do Padre Aguinaldo, responsável pelo Santuário Santa Terezinha, paróquia localizada no Largo do Taboão.
Em outubro de 2005, a paróquia Santa Terezinha, recentemente elevada a Santuário, comemora 50 anos de fundação. “Antes mesmo de Taboão da Serra se tornar cidade a paróquia já estava instalada onde hoje é a nossa cidade”, lembrou Padre Aguinaldo.
Santa Terezinha sempre foi tida como a padroeira de Taboão da Serra, porém, esse título nunca havia sido oficializado. O projeto do vereador Savazzi faz com que, reconhecidamente perante o Poder Público, Santa Terezinha fica, oficialmente, como a padroeira de Taboão da Serra.
“Tradicionalmente toda cidade brasileira tem um padroeiro que protege o município, e aqui em Taboão Santa Terezinha sempre foi reconhecida pela sociedade, mas oficialmente nunca havia sido votado, e agora foi aprovado, o Poder Público passa a reconhecer oficialmente Santa Terezinha como padroeira de Taboão da Serra”, garantiu o vereador.
“Essa homenagem é importante porque no próximo ano o Santuário Santa Terezinha comemora 50 anos, foi debaixo do templo de Santa Terezinha que nossa cidade cresceu, foi emancipada e é o município que é”, disse Padre Aguinaldo.
Taboão da Serra possuiu sete paróquias espalhadas pela cidade. A igreja Santa Terezinha foi a primeira a ser construída. A primeira construção da paróquia foi erguida onde hoje é a BR-116. Com o crescimento da cidade e a abertura da rodovia Régis Bittencourt, o templo foi demolido.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigente na época da sua publicação