Caminhada contra violência às mulheres reúne milhares de pessoas em Taboão da Serra
A caminhada pela paz e contra violência às mulheres reuniu milhares de pessoas neste sábado, dia 25, em Taboão da Serra. Uma verdadeira multidão tomou as ruas da cidade com um único pedido: que as mulheres sejam respeitadas. A mobilização contou com o apoio de políticos, lideranças, empresários, da OAB, da sociedade civil e ativistas da causa feminina.
♥ Veja mais fotos da caminhada no nosso facebook
A vereadora Joice Silva (PTB), presidente da Câmara Municipal, uma das organizadoras do evento, fez um balanço positivo do evento. “Essa caminhada vai além da política, é uma causa que eu vou lutar sempre por isso. Hoje demos um pontapé inicial, várias mulheres vítimas de violência estiveram aqui e nós precisamos dar um basta, pedimos socorro”, afirmou. Segundo Joice, o próximo passo é a realização de um fórum de debates sobre o tema.
A caminhada teve como ponto de encontro a Câmara Municipal. Com balões nas mãos, a multidão se vestiu de branco e juntos caminharam pela estrada São Francisco, Avenida Governador Franco Montoro (via do Shopping) e finalmente pela rodovia Régis Bittencourt, chegando na praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão da Serra.
Muitos moradores aderiram a campanha e participaram da caminhada. Andressa Andrade, moradora do Jd. Maria Rosa, disse que defende a causa das mulheres e elogiou a iniciativa. “Esse é um grito que estava preso na garganta de nós mulheres, não aguentamos mais viver com medo, inseguras, essa caminhada é um marco para nós”, disse.
Para o vereador Marcos Paulo (PPS), a caminhada foi a maior da história de Taboão da Serra. “Estou emocionado, estou aqui com minha esposa, meus filhos, minha mãe está aqui. Ver idosos, mulheres, crianças, todos juntos, aqui, clamando por paz e pelo fim da violência é muito bonito. Gostaria que as cidades vizinhas também realizem esse tipo de evento”, O vereador ainda elogiou a cobertura da imprensa.
Ronaldo Onishi (SDD) disse que a caminhada representa um marco histórico na luta contra a violência às mulheres. “É uma to jamais visto no nosso país, Taboão será vanguarda para todo o país. Outras cidades, a partir de hoje, irão fazer movimentos parecidos com esse para que possamos conscientizar e respeitar as mulheres. É vergonhoso ver os números da violência contra as mulheres no nosso país”.
Priscila Sampaio (PRB) afirmou que o objetivo da caminhada foi alcançado. “Queremos disseminar pela cidade paz para as mulheres, é um basta contra a violência. Nossoobjetivoé que alcance as mulheres que não sabem dos seus direitos, que aceitam apanhar em casa, realmente nosso objetivo é esse fazer com que as mulheres conheçam seus direitos e poder recuperar esses agressores”.
Segundo o vereador Cido (DEM) o momento que o país vice, de grande violência, é propício para essa mobilização. “Com essa caminhada queremos mostrar que a sociedade não aguenta mais tanta violência, as mulheres sofrem muitas vezes caladas. Esse é o início de uma luta, estou emocionado de poder participar desse momento histórico da nossa cidade”.
O vereador Johnatan Noventa (PTB) afirmou que o evento foi melhor do que ele imaginava. “As pessoas vieram para as ruas lutar por uma causa tão nobre, uma bandeira tão importante, que é defender as mulheres. Me sinto orgulhoso de fazer parte desse grupo de vereadores que fazem parte da história de Taboão da Serra”.
Para o vereador Professor Moreira (PSD) o evento surpreendeu pela adesão da população. “Foi mais um mês de mobilização para a realização desse evento, fomos trabalhando, convidando a população e foi um evento maravilhoso hoje, é um basta contra a violência”, disse. Ele também elogiou a cobertura da imprensa.