Pq. Pinheiros: Caminhada encerra Semana do Autismo em Taboão da Serra
Evento reuniu na manhã deste domingo cerca de 400 pessoas

Caminhada reuniu cerca de 400 pessoas na 2ª Caminhada em prol do Autismo
Neste domingo, dia 8 de abril, às 9h30, aconteceu a 2ª Caminhada em prol do Autismo, em Taboão da Serra. O vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), organizou o evento ao lado da Associação Borboleta Azul, entidade que reúne pais, amigos, familiares e profissionais da saúde e educação.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado dia 2 de abril.
“Esse é um evento do povo, dos pais dos autistas conscientizando a população de Taboão da Serra. Nós como autoridades da cidade, só queremos ser mais um soldado azul nesse grande exército. E faremos o possível para que a gente consiga avançar com essa causa em Taboão da Serra”, declarou Eduardo Nóbrega.
De acordo com os organizadores, cerca de 400 pessoas participaram do evento, a caminhada teve início na praça Santa Cecília até o parque da Família, no Inocoop.
“Essa semana foi dedicada a conscientização do autismo em Taboão da Serra. Nós estamos nessa luta há mais de 4 anos. E essa luta não tem uma cara, essa luta é de todos que entendem que devem contribuir para acabar com o preconceito e para que tenha a inclusão. Junto com o Borboleta Azul e a Cidinha Pelegrina, nós também trouxemos a sociedade civil pra esse evento. Não basta, simplesmente as autoridades falarem do assunto, é muito importante que os papais e as mamães que vivem o dia a dia essa realidade participem”, disse Eduardo Nóbrega.
Nóbrega voltou a falar da implantação de uma clínica escola para atender os autistas em Taboão da Serra. “Em 2021, pelos olhos da fé, eu já enxergo a clínica escola em Taboão da Serra, muitos vão desistir no meio do caminho, mas nós, Borboleta Azul vamos voar até essa realidade. Alguns entendem que criar a clínica escola é algo de outro mundo, mas nada mais é um prédio em que as crianças com autismo em Taboão da Serra vão poder ter mais dignidade em seu tratamento”, observou o vereador Nóbrega.
Elaine Andrade, do grupo Borboleta Azul, enaltece os eventos realizados na cidade, mas ressalta que a cidade ainda precisa avançar na assistência aos autistas. “O único equipamento que nós temos é o Capsi [Centro de Atendimento PsicoSocial Infantil], mas precisamos deixar claro que o autista cresce, ele vem com a criança, para o adolescente e vai para a fase adulta. Então temos que criar dentro do município um órgão que possa dar atendimento de qualidade com uma equipe multidisciplinar para essas pessoas. O autismo tem que ser trabalhado diferenciado, é um transtorno muito complexo então precisa de uma equipe capacitada para se fazer isso”, relatou.
Karina Souza Moreira, mãe do Bruno Gabriel de 7 anos, que tem autismo e esquizofrenia, fala da importância dos eventos para conscientiza a sociedade sobre o autismo, que segundo ela, ainda é muito discriminado. E que Taboão da Serra ainda deixa a desejar na área da saúde, segundo ela faltam profissionais especializados para cuidar deles.
“A conscientização, hoje em dia é muito difícil sairmos com nossos filhos e a inclusão social deles. Porque veem nossos filhos como uma criança birrenta. Porque só entendem como autista, aquele que fica isolado, que não fala, e não é assim. Dentro do autismo tem várias características, o leve, moderado e severo, o verbal e não verbal. Então, muitas vezes vem a criança fazendo birra, se jogando no chão, gritando, muitas pessoas criticando, acham que a gente que não sabe educar. Então a conscientização é a melhor coisa”, relata.
No parque da Família teve show, barracas de pipoca e algodão doce, piscina de bolinha e castelo pula-pula. As crianças da Ong Mundo da Fantasia fizeram uma apresentação de dança.
Além de Eduardo Nóbrega, participaram da caminhada os vereadores André Egydio, Érica Franquini e Alex Bodinho. O secretário de Planejamento Olívio Nóbrega, representantes das secretarias de Saúde e Educação, lideranças políticas e a sociedade civil.