Campanha ameaça provocar racha na base do governo na Câmara de Taboão da Serra
De acordo com Eduardo Nóbrega, até então líder do governo na Câmara, um dos assessores do prefeito Fernando Fernandes teria desrespeitado e ofendido o vereador Alex Bodinho
Nely Rossany, da Gazeta de S. Paulo
A sessão da Câmara de Taboão da Serra nesta terça-feira foi marcada pelo racha na base do governo de Fernando Fernandes (PSDB). Os vereadores tucanos André Egydio, Eduardo Nóbrega, Carlinhos do Leme e Érica Franquini, além de Alex Bodinho (PPS) anunciaram a criação de um bloco independente, denominado BIH (Bloco Independente e Harmônico).
De acordo com Eduardo Nóbrega, líder do PSDB na Câmara, um dos assessores do prefeito Fernando Fernandes teria desrespeitado e ofendido o vereador Alex Bodinho. O motivo da briga seria principalmente a campanha eleitoral para deputado. Analice Fernandes (PSDB), esposa do prefeito e candidata à reeleição na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) anunciou nesta segunda-feira dobradinha com a candidata a deputada federal Bruna Furlan (PSDB).
Os vereadores tucanos apoiam Analice, mas assessores próximos ao prefeito teriam pressionado os vereadores a apoiar também a candidata Bruna Furlan, mas segundo o bloco BIH o apoio para o cargo federal sempre foi livre. “Esse vai ser o bloco do resgate ao respeito parlamentar. Eu cheguei nessa cidade em 1984. Meu pai teve seis mandatos aqui, eu tenho dois. Tenho direito de fazer política. Sempre foi livre a escolha do deputado federal e nunca titubeamos na escolha do estadual. Agora se não querem nosso apoio, que nos avisem”, disse em tom exaltado Eduardo Nóbrega.
Érica Franquini também usou a tribuna para declarar apoio ao BIH, além de André Egydio e Alex Bodinho. Somente Carlinhos do Leme não esteve na sessão por conta do falecimento do pai.
A região tem outros candidatos a deputado federal, uma delas é a irmã do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB), a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ely Santos (PRB). Segundo fontes do governo ouvidas pela reportagem, alguns vereadores de Taboão da Serra teriam declarado apoio à candidata do prefeito de Embu.
Procurada a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra informou que o prefeito Fernando Fernandes não iria comentar o assunto. Na tarde desta terça-feira, os outros oito vereadores fora do grupo do BIH, iriam se reunir com o prefeito.