Campanha ‘De Olho nos Olhinhos’ com Tiago Leifert e Daiana Garbin leva centenas de moradores ao Shopping Taboão
Daiana Garbin e Tiago Leifert conversaram com moradores de Taboão da Serra e região durante a campanha ‘De Olhos nos Olhinhos’ no Shopping Taboão
Se a intenção do casal Daiana Garbin e Tiago Leifert era dar visibilidade sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos, podemos dizer que o primeiro passo, que aconteceu neste sábado, 16, no Shopping Taboão, foi alcançado. Centenas de moradores da região participaram da abertura nacional da campanha e puderam receber informações e orientação sobre o tumor.
O evento no Shopping Taboão teve diversas atividades para os pais e crianças, além de médicos voluntários e muitas atividades de conscientização que vão até o domingo, 17, no empreendimento.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, Daiana Garbin disse que a campanha ‘De Olhos nos Olhinhos’ busca atingir todas as famílias, cuidadores de crianças, profissionais da saúde e professores. “Qualquer adulto que tem contato com uma criança pode ajudar a diagnosticar o retinoblastoma. Outras doenças também podem afetar os olhinhos das crianças e precisamos estar atentos”.
Tiago Leifert afirmou que outras doenças têm sintomas mais comuns, como febre, espirro ou dor, mas o retinoblastoma é diferente. “O reflexo branco (quando se tira uma foto com flash) é indício de doença ocular, como o estrabismo. A gente nem sempre dá tanta bola pra esses coisas. A gente também não sabia disso. E queremos que as pessoas tenham isso, no arsenal delas, para diagnosticar uma criança”.
Leifert agradeceu o espaço do Shopping Taboão. “Obrigado Taboão, pela incrível recepção. Somos vizinhos, moramos aqui perto, obrigado por tudo, pelo espaço, pelo apoio da Allos, do Shopping Taboão. Obrigado Taboão da Serra por ter abraçado a causa”.
“Para o Shopping Taboão, que recebe diariamente milhares de pessoas é fundamental fazer parte deste movimento de alerta para que o alcance dessa campanha reverbere de todas as formas, chegando ao maior número possível de famílias”, comenta Mariuche Ismerim, gerente de marketing do empreendimento.
Para Jairo Carvalho, morador de Embu das Artes, o evento foi importante pois ajuda os pais a diagnosticar uma doença que é invisível. “Não sabia desses sintomas, ficamos mais espertos nesses detalhes. Tenho três filhos pequenos e nunca levei eles em um oftalmo, estou vendo a importância de nos anteciparmos, de fazer exames, para precaver sobre essa doença”, afirma.
De Olho Nos Olhinhos
A campanha “De Olho Nos Olhinhos” tem o apoio da Allos, considerada a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina, além da DASA Genômica, Advance Vision, Hasbro e Faber-Castell, que disponibilizaram espaços gratuitos de atividades para crianças, totem para fotos e muita troca de informações.
Em 2021, Lua, filha de Daiana e Tiago, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha apenas 11 meses. Hoje, com quase 3 anos continua em tratamento. O casal de jornalistas descobriu a doença quando já estava num grau considerado avançado. “O que eu mais gostaria era de estar navegando na internet (…) e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”. O vídeo postado pela família no Instagram em janeiro de 2022 comoveu milhões de brasileiros e lotou consultórios oftalmológicos em todo país.
A falta de informação sobre a doença levou Tiago Leifert e Daiana Garbin a criarem a campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago.
Daiana Garbin alerta: “ficar atento a sinais como um reflexo branco, o “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”.
Além do espaço físico, a ALLOS vai disponibilizar espaço de mídia eletrônica nos mais de 60 shoppings do grupo durante quatro semanas, até o Dia das Crianças (12 de outubro), mostrando vídeos de conscientização que foram criados pela agência OGILVY e produzidos pela HOGARTH, duas empresas do grupo WPP. Vídeos da campanha “De Olho Nos Olhinhos” também estarão em 30 salas de cinema da rede Cinemark, em São Paulo, Goiânia e Vila Velha.
Médicos voluntários e estudantes de medicina também realizam a campanha em várias cidades por todos os estados brasileiros. Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana) entrevistando médicos e o casal vai divulgar uma cartilha digital, que pode ser facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.
Além da ALLOS, “De Olho Nos Olhinhos” tem o apoio da Dasa Genômica, Alta Diagnósticos, Advance Vision, Hasbro, Faber-Castell, Euamopapelão, HOTMACON, Ogilvy, Hogarth, Oddy, 828 Eventos e Pridea Comunicação. Nesta segunda edição, também conta com o apoio médico e científico das mais importantes entidades médicas do Brasil: AMB – Associação Médica Brasileira, CFM – Conselho Federal de Medicina, CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, SBOO – Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, SOBOPE – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOP – Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, além do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, GRAACC, St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança AMARTE, ABLAO – Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e AAP – Associação Acadêmica de Pediatria.