Campanha de vacinação contra gripe começa em 12 de abril em Embu-Guaçu
A recomendação é para que as pessoas que já receberam a vacina contra a covid-19 esperem pelo menos 14 dias para receber o imunizante contra a gripe
Na próxima segunda-feira, dia 12, em paralelo à vacinação contra a covid-19, o Brasil dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em virtude da vacinação de idosos contra covid-19, houve uma alteração na ordem do grupo prioritário para a vacinação deste ano. Quem vai receber as primeiras doses da vacina são gestantes, puérperas, profissionais de saúde, além de crianças com idade entre seis meses e 5 anos.
Especialistas alertam que os dois imunizantes, contra a gripe e a covid-19, são essenciais, mas a prioridade é a vacinação contra o coronavírus. A recomendação é para que as pessoas que já receberam a vacina contra a covid-19 esperem pelo menos 14 dias para receber o imunizante contra a gripe.
O público alvo deverá procurar a sala de vacinação em todas as Unidades Básica de Saúde do município das 8h às 15h.
A partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e professores. Na última etapa da campanha, de 9 de junho a 9 de julho, serão comtempladas as pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário, membros das forças de segurança e do Exército e funcionários do sistema prisional. A população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas também serão imunizados nesta fase.
A vacina é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).