Campanha de vacinação contra sarampo vai até sexta-feira em Taboão da Serra e região
A mobilização nacional de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março em todas as unidades de saúde de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra para crianças e jovens de 05 a 19 anos
Campanha de vacinação contra o sampo segue até 13 de março
A mobilização nacional de vacinação contra sarampo, com foco na população de 5 a 19 anos, termina na sexta-feira, dia 13 de março. Quem faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou deve comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra, Embu das Artes ou Itapecerica da Serra mais próxima de sua residência com a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.
A campanha é para quem não tem as duas doses indicadas para a faixa etária comprovadas em carteira. Se a pessoa tem as doses, não precisava tomar.
O sarampo chegou a ser considerado extinto no território brasileiro, mas novos casos de contaminação surgiram no país há dois anos. “A prevenção é a maneira mais eficaz de não contrair a doença, por isso estamos mobilizados para vacinar o público-alvo e evitar que o vírus transmissor do sarampo se propague”, explicou a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner.
Mesmo com o novo coronavírus (Covid-19) em evidência no Brasil e no mundo, o Ministério da Saúde também está atento e tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo. A doença é grave e de alta transmissibilidade. Para se ter uma ideia, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença.
Serviço
Campanha de vacinação contra o sarampo
Local: Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra
Quando: Até 13 de março